A Xiaomi revelou a nova MIUI 12.5 Enhanced Edition, que irá focar em otimizações importantes em memória, CPU e outras áreas.
Mesmo com a MIUI 13 em desenvolvimento, a Xiaomi não para de inovar na MIUI 12, personalização que está recebendo uma nova atualização.
A MIUI 12.5 já trouxe melhorias importantes, mas a versão Enhanced consegue melhorar ainda mais o sistema por completo e em partes de real interesse para todos.
Otimizações são os destaques da MIUI 12.5 Enhanced Edition
De início, a Xiaomi revela que a MIUI 12.5 Enhanced traz correções para 384 problemas, mas a nova personalização traz foco na camada inferior do sistema e do hardware.
Outra revelação é que a nova MIUI estava sendo desenvolvida há seis meses, mas não sabemos se o MIUI Pioneer Group fez parte do projeto.
Diferente do esperado, a nova versão não conta com novos recursos, mas traz melhorias importantes para os aparelhos que receberão a atualização.
Otimizações encontradas na MIUI 12.5 Enhanced
As otimizações são divididas em quatro partes diferentes, elas são nomeadas como cálculo de foco, memória atômica, armazenamento liquido e equilíbrio inteligente, agora iremos conhecer cada uma delas, confira:
Cálculo de foco
O recurso é um mecanismo de agendamento inteligente do processador, ou seja, ele irá verificar o que está em uso e fazer otimizações no poder que está em uso.
Desempenho será focado na aplicação principal em uso e apps em segundo plano serão suprimidos.
Existem vários cenários definidos para o uso, vídeos, redes sociais e outros, quando estiverem em uso, o cálculo de foco entra em ação para controlar o hardware e tenta buscar uma harmonia entre uso da CPU e de energia.
Memória Atômica
É um mecanismo de gerenciamento de memória bem refinado, assim o sistema conseguirá controlar melhor a memória em uso.
O recurso traz melhor desempenho para os aplicativos que são mantidos na memória, o desempenho em alguns casos é melhorado em até 64% (no Mi 10 Extreme Edition)
Armazenamento Líquido
Esse mecanismo de gerenciamento de armazenamento de arquivos traz melhor performance para as tarefas de leitura e escrita, a média de aumento do desempenho é de até 50%.
O armazenamento líquido tem melhorias de desfragmentação (TRIM), o que aumenta a eficiência em 60%.
A Xiaomi revela que garante que o desempenho de ler e escrever arquivos no armazenamento interno irá durar até 36 meses e com apenas cerca de 5% de diminuição na perfomance.
Equilíbrio inteligente
Como o nome já diz, essa otimização traz um equilíbrio inteligente no uso do hardware, controlando quando tudo irá funcionando normalmente ou com menor poder.
O equilíbrio inteligente irá avaliar como as aplicações funcionam e a quantidade de processamento necessário para seu funcionamento, assim diminuindo o uso do hardware principal, o que traz uma economia de 10% (Xiaomi Mi 11) para a bateria.
Quando e em que aparelhos a MIUI 12.5 Enhanced estará disponível?
Inicialmente a Xiaomi promete liberar a MIUI 12.5 Enhanced para um primeiro lote de aparelhos no dia 13 de agosto, mas isso apenas na China no momento.
Mas a fabricante já revelou que conta com um plano de lançamento para outros aparelhos, mas o plano será compartilhado me breve.
Confira os aparelhos que serão atualizados no primeiro lote:
- Mi MIX 4
- Mi 11 Ultra
- Mi 11 Pro
- Mi 11
- Mi 10 Ultra
- Mi 10 Pro
- Mi 10S
- Mi 10
- Redmi K40
- Redmi K40 Pro
- Redmi K30S Ultra
- Redmi K30 Pro.