Finalmente o sistema Windows 11 tem data de lançamento, mas infelizmente, não terá suporte para aplicativos do Android nativamente no lançamento oficial.
A Microsoft revelou que começará a liberar o Windows 11 em 05 de agosto, ele chegará em aparelhos compatíveis e poderá ser instalado via ISO em dispositivos que não possuem compatibilidade.
Mas no lançamento o recurso de rodar aplicativos de Android não estará funcionando, então será preciso esperar uma atualização futura para aproveitar essa novidade.
Windows 11 será lançado sem suporte para aplicativos de Android
Quando o Windows 11 foi revelado, o destaque foi a capacidade de rodar aplicativos do Android, algo que acontecerá de forma nativa e em parceria com a Amazon e Intel.
Na época, pensamos que o recurso seria liberado desde o primeiro dia do Windows 11, mas a verdade, é que o recurso só estará disponível em uma atualização futura.
No momento, a Microsoft não revelou quando essa atualização estará disponível, mas o Windows 11 em algum momento terá realmente o suporte para aplicações e games do Android.
Windows 11 terá suporte para aplicativos do Android
Quando anunciado, o Windows 11 mostrou o suporte para aplicativos do Android diretamente no sistema, o que é perfeito para quem utiliza o computador e celular ao mesmo tempo.
A estratégia da Microsoft para o Windows 11 rodar aplicativos do Android é utilizar a tecnologia da Intel chamada Intel Brigde, que é um pós-compilador em tempo de execução, ele que é o responsável para rodar os aplicativos do Android em dispositivos X86, o que permite ter uma grande compatibilidade e um bom desempenho.
Para a parte de aplicativos, a responsável será a Amazon, que irá trazer a sua loja Amazon Appstore, que ficará disponível na loja do Windows.
Então você poderá baixar e instalar a Amazon Appstore no Windows 11, e na loja da Amazon, baixar os aplicativos e jogos de Android e aproveitar o recurso da melhor forma possível.
Mas como falamos, teremos que esperar para o Windows 11 contar com o suporte oficial para aplicativos do Android, algo que não estará disponível logo no lançamento do sistema.