Sistema Android 6 ou superior também contarão com recurso para desativar as permissões de aplicativos que não são utilizados.
Com o lançamento do Android 11, o Google trouxe a capacidade de o sistema retirar as permissões dos aplicativos que não são utilizados há um bom tempo.
Agora esse recurso também chegará em aparelhos com a versão mais antiga do sistema, o que trará ainda mais privacidade para todos.
Android 6 ou versão mais atual também terão permissões desativas em apps não utilizados
A novidade foi revelada pelo próprio Google, sistema a partir do Android 6.0 Marshmallow ou superior, também receberão o recurso para desativar as permissões de aplicativos que não são utilizados há muito tempo pelo usuário.
Funciona assim, quando você utiliza um aplicativo ou jogo, ele pede algumas permissões, mas nos aparelhos Android 6.0 Marshmallow até o Android 10, as permissões dadas, ficam para sempre como permitidas.
Então o novo recurso entrará em ação para desativar as permissões que você já deu para os aplicativos que não está utilizando por um determinado tempo.
Para quem não sabe, a desativação das permissões é muito importante, aumenta a segurança e privacidade dos usuários, já que apps que não estão sendo utilizados há muito tempo, não precisam de nenhum tipo de permissão autorizada.
Esse novo recurso estará chegando apenas aos aparelhos com Android 6.0 Marshmallow até o Android 10 (Android 11 e Android 12 possuem recurso por padrão), a liberação acontecerá em dezembro de 2021, e estará chegando através do Google Play Services, aplicativo utilizado pelo Google para liberar novos recursos para versões anteriores do sistema.
Google também fala que a novidade terá algumas exceções, aplicativos de administradores de dispositivos utilizados por empresas ou de forma corporativa, nunca terão suas permissões revogadas.
A outra exceção acontece quando o aplicativo pede a sua permissão para não ter as suas permissões reiniciadas pelo sistema, se aceito pelo usuário, as permissões do app nunca serão desativadas.
Via: Google