Antigamente os aparelhos não suportavam certos chips por causa da sua frequência que raramente era quad-band, logo depois quando os aparelhos viraram quad-band as operadoras bloquearam seus aparelhos para não funcionar nas concorrentes, agora a nova é o aparelho ser bloqueado por região.
Esse novo bloqueio de região é muito famoso quando o assunto é videogame, mas em smartphone é a primeira vez que vejo algo do tipo.
O bloqueio chegará junto com o novo Galaxy Note 3 e esse dispositivo só irá aceitar chips “SIM” de operadoras daquela região pré-definida.
No total são três regiões diferentes que existe no bloqueio do Galaxy Note 3, o modelo americano só irá funcionar os chips das operadoras de todas as Américas e do Caribe.
O modelo da Europa irá suporta os países da União Europeia, Suíça, Albânia, Andorra, Bósnia e Herzegovina, Macedónia, Mónaco, Montenegro, San Marino, Sérvia e Cidade do Vaticano.
A versão asiática ainda não foi divulgado os países que serão compatíveis, mas pelo menos Hong Kong não está nessa lista já que o Galaxy Note 3 de 16GB é totalmente desbloqueado.
Isso é estranho principalmente para um smartphone que deveria ser livre e não ter essas travas para não funcionar em determinadas regiões.
A Samsung ainda não se pronunciou se o bloqueio de regiões é oficial, mas se for oficial esse bloqueio iria desanimar muitas pessoas que viajam para outros países e que dependendo da região o Galaxy Note 3 vai virar um aparelho inútil.
Via: blog.clove