Já foi descoberto que a Samsung trapaceia nos testes de benchmark mais conhecidos do mercado, mas mesmo com essa descoberta a fabricante ainda insiste em usar essa técnica para aumentar o resultado dos seus aparelhos falsamente.
A primeira descoberta dessa trapaça apareceu no Galaxy S4, aparelho que ao iniciar um benchmark automaticamente aumentava a velocidade do processador e da GPU, esse aumento era deixa o aparelho até 11% mais rápido que os concorrentes.
Agora a nova descoberta do site Arstechnica é que esse mesmo procedimento de falsificar os resultados dos benchmark também está sendo usado no Galaxy Note 3.
A trapaça tem o nome de benchmark booster e consegue aumentar em até 20% o desempenho do Galaxy Note 3 nos benchmark, com essa trapaça a Samsung consegue elevar a velocidade do processador e da GPU para o limite.
A descoberta dessa trapaça foi feita ao utilizar um aplicativo de benchmark com o nome diferente do oficial, a Samsung colocou o nome dos aplicativos de benchmark em uma lista e quando um dos aplicativos é ativado automaticamente o aparelho fica com velocidade maior do que o processador foi projetado.
Segundo a Samsung em nota oficial já divulgada anteriormente isso não é trapaça e sim um gerenciamento do processador e GPU para que certos aplicativos não possam causar uma sobrecarga no dispositivo e a velocidade só é aumentada para aplicativos de tela cheia como o navegador, galeria, câmera, vídeos e consequentemente aplicativos de benchmark.
No final mesmo com a resposta da Samsung aumentar artificialmente qualquer resultado fica feio para a fabricante e o pior é que os aparelhos que estão usando essa técnica são aparelho top de linha que não precisam disso.