Os canhotos terão uma melhor acessibilidade com o Wear OS permitindo inverter a tela, já que atualmente, o sistema não conta com esse recurso.
Já falamos como deixar a MIUI dos Xiaomi, Redmi Poco, Black Shark otimizados para os canhotos, o que traz mais facilidade para esses usuários.
Aos poucos, as fabricantes e empresas estão notando esses usuários e vem trazendo melhorias ou novos recursos para melhorar a utilização de diversos aparelhos.
Wear OS contará com recurso para inverter a tela, trazendo mais acessibilidade
A mais recente é o Wear OS, que permitirá inverter a tela do aparelho, item que irá melhorar e muito a usabilidade e acessibilidade dos relógios inteligentes para quem é canhoto.
Atualmente o sistema Wear OS não é tão bom em tudo, os usuários podem utilizar o seu relógio inteligente em qualquer mão, mas o problema é que os botões sempre ficam no lado direito, o que para os canhotos, acaba atrapalhando o uso.
O problema fica maior ao usuários tentarem utilizar o smartwatch de cabeça para baixo, algo que não muda nada, já que o sistema e a interface continua da mesma forma e não traz nenhuma mudança.
Mas agora o Google confirmou que o Wear OS permitirá inverter a tela, então os relógios poderão ser utilizados de cabeça para baixo sem nenhum problema e trazendo melhor acessibilidade para os canhotos.
O Google foi notificado sobre o problema desde 2018, mas somente agora, a empresa afirma que trouxe a solução para o sistema.
Mas curiosamente, uma nota rápida diz que a equipe de desenvolvimento implementou o recurso, e que ele estará disponível em novos futuros dispositivos.
Sem maiores detalhes, a parte de “estará disponível em novos futuros dispositivos” é o que nos deixa preocupados, se levar ao pé da letra, o recurso estará chegando apenas em relógios inteligentes novos, e os atuais, não devem receber uma atualização para aproveitar o recurso.
Mas no momento, não sabemos se será realmente necessário um novo smartwatch para aproveitar o recurso, algo que possa precisar de um hardware para a função, ou se no futuro, apenas uma atualização do Wear OS poderá trazer a opção sem precisar de nenhuma peça especifica.
Em todo caso, é interessante notar que o Wear OS está melhorando com o tempo, e mesmo que demorando, está trazendo mais acessibilidade e usabilidade para seus usuários.
O Google nesse já prometeu que relógios inteligentes com Wear OS também poderão desbloquear telefones, tablets e Chromebook, recurso que chegará nos próximos meses.
Via: 9to5google