Pular para o conteúdo

Android 12 permite desligar rede 2G para aumentar segurança

Rede 2G Android 12

O sistema Android 12 ganha uma opção para desligar a rede 2G, assim aumentando a segurança para os usuários.

Com a tecnologia 5G se destacando e se expandindo aos poucos, as outras redes estão ficam ainda mais velhas.

Como era esperado, as tecnologias mais antigas possuem mais chances de apresentarem problemas, inclusive relacionados com a segurança.

O Android 12 ganha recurso para desligar rede 2G para aumentar a segurança

A rede 2G foi lançada em 1991, ela foi criada para trazer maior segurança e traz até mesmo criptografia para não permitir que invasores tenham acesso ao que você está fazendo.

Android melhor conectividade entre sistemas do Google

Mas com mais de 30 anos, a tecnologia já se mostra velha e ultrapassada, inclusive muito insegura para uso em muitas ocasiões atualmente.

Com muitas operadoras já se preparando para a tecnologia 5G, a rede 2G ainda existe em muitas partes do mundo, ela funciona praticamente como uma rede de emergência, permitindo ligar ou mandar mensagens em lugares quase inacessíveis e/ou que as novas redes não possuem suporte.

Então o Android 12 está trazendo a opção permitir 2G, que permite ativar ou desativar a rede 2G quando o usuário quiser, assim se livrando de uma rede insegura e que permite interceptação de dados.

Curiosamente, mesmo o sistema trazendo essa nova opção, nem todos os aparelhos devem contar com a novidade, já que é preciso de um Radio HAL versão 1.6 ou superior, o que nem sempre é atualizado em muitos dos dispositivos com o sistema.

Android 12 desativar rede 2G

Esse item é necessário para realmente conseguir desativar a parte do modem responsável por essa rede e não ser apenas um desligamento simples por software.

Atualmente, os aparelhos da linha Google Pixel e dispositivos da Samsung com o Android 12 possuem a opção, mas como falamos, nem todos celulares e tablets Android devem contar com a novidade quando receberem a atualização.

Para quem está pensando nessa nova opção, ela é uma faca de dois gumes, melhorando a segurança por uma parte, mas desativando a rede em áreas que a rede 2G ainda está em uso e pode ser utilizada de forma emergencial em muitos casos.

Então, pense bem, e faça a sua escolha dependendo da região em que mora ou que passa uma maior parte do tempo.

Via: Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *