o iSIM entrou em teste, então é uma boa hora para conhecer a tecnologia que traz um chip telefônico no processador.
A tecnologia está evoluindo mais uma vez para o SIM, se anteriormente o Nano-SIM e até o eSIM se destacavam, agora elas estão começando a ficarem ultrapassados.
A mais recente melhorias promete trazer mais comodidade para os usuários de diversos aparelhos e até mesmo para as operadores e fabricantes.
O que é um iSIM?
O iSIM é uma nova tecnologia, ele é um SIM integrado ao aparelhos, ele fica diretamente no processador, ou seja, ele praticamente não irá ocupar espaço nos dispositivos.
Em comparação com o eSIM, que é localizado na placa mãe (SoC) dos aparelhos, o iSIM é melhor e como é realmente integrado ao processador, permite seu uso em vários tipos de aparelhos e de diversos tamanhos diferentes.
Inclusive, a criação da tecnologia tem o proposito de trazer todos os recursos que um SIM tradicional possui, mas simplificando o design e liberando espaço precioso em questão de hardware, ainda mais em aparelhos menores e em dispositivos internet das coisas.
A promessa é de segurança aprimorada e grande eficiência energética, o que traz vantagens interessantes como a possibilidade de atualizar o chip e de ter uma boa economia de energia, aumentando a duração da bateria e diminuindo o consumo em geral.
Quais são as vantagens do iSIM?
A primeira vantagem é a liberação de espaço, permitindo que as fabricante tenham aparelhos mais finos ou com mais recursos.
A funcionalidade do SIM fica diretamente ligada ao chipset, então tudo é controlado ao lado de itens importantes como a CPU, GPU, modem e mais.
As operadoras podem utilizar o mesmo sistema remoto que estão utilizando atualmente para o eSIM, então não é necessário mudanças de infraestrutura.
Traz mais aparelhos para a internet, como ele é bem pequeno e está no processador, um número maior de dispositivos podem acessar a rede da operadora, algo que para alguns, não era possível com um SIM tradicional.
iSIM está em teste nesse momento
Qualcomm, Samsung, Thales e Vodafone se uniram para testar o iSIM em um Galaxy Z Flip 3 e revelaram que o teste saiu como esperado, com tudo funcionando como deveria.
A Thales foi responsável pelo sistema operacional dedicado ao iSIM, a Samsung entrou com o aparelho e seu laboratório, a Vodafone foi responsável pela rede e a Qualcomm pelo processador Snapdragon 888 com a tecnologia integrada.
Como era esperado, a tecnologia funcionou como deveria, até mesmo permitindo o uso da rede 5G, o que é excelente para todos os tipos de dispositivos que no futuro irão utilizar a novidade.
A Qualcomm liberou mais detalhes do teste e falou um pouco da tecnologia, que tem tudo para ser bem utilizada no futuro.
Que aparelhos podem utilizar o iSIM?
Qualquer aparelho pode utilizar o iSIM, o que é perfeito para qualquer tipo de uso, como ele é muito pequeno e fica no processador, ele permite ser usado em aparelhos de todos os tamanhos, grandes ou bem pequenos.
Além de smartphones e tablets, a tecnologia também irá focar em aparelhos como notebook, aparelhos de realidade virtual e realidade aumenta, além de IoT para a indústria em geral.
Mas claro que ele também pode ser facilmente utilizado em relógios inteligentes e outros tipos de dispositivos vestíveis.
Curiosamente, o iSIM está integrado ao Snapdragon 888 e no novo Snapdragon 8 Gen 1, então quem possuir um celular ou tablet com esse chip, no futuro, tecnicamente poderá utilizar a tecnologia sem nenhum problema.