Pular para o conteúdo

Android 13 pode fazer um eSIM ter dois números de operadora

eSIM logo

Função dual-chip pode chegar ao eSIM no Android 13, o que permitirá um chip ter dois números de operadora ao mesmo tempo.

O recurso dual-chip já é bem conhecido nos telefones mais recentes, ele traz entrada dupla para colocar dois chips de operadora, permitindo ter dois números ao mesmo tempo no telefone.

Mas no caso do eSIM, ele no momento, permite ter apenas um número, mas isso pode mudar muito em breve.

eSIM pode ter dois números de operadora e se tornar dual-chip com o Android 13

O eSIM está se tornando um novo padrão, ele está chegando em muitos aparelhos mais atuais, o que permite um melhor aproveitamento do espaço interno dos telefones.

Android 13

Para quem não sabe, o eSIM é um chip que irá funcionar como um cartão SIM, que é um cartão com numero da operadora, mas o seu diferencial é que ele é integrado como um chip na placa do aparelho.

A Qualcomm com o Snapdragon 865 revelou o suporte para dois eSIM, mas o que exige dois chips para funcionar de forma correta.

Mas um novo relatório fala que o Google possui a tecnologia MEP (Multiple Enabled Profiles), que permitirá que um eSIM ter acesso a dois números ao mesmo tempo, se tornando um dual-chip sem nenhuma mudança no chip.

A patente da tecnologia foi recebida pelo Google ainda em 2020, mas tudo indica que a novidade estará chegando oficialmente no sistema Android 13.

As primeiras API relacionadas ao MEP (Multiple Enabled Profiles) estão sendo encontradas nos Android 13, que no momento está na versão Preview 2.

Google Pixel 6
Google Pixel 6

Naturalmente o eSIM foi desenvolvido para ser um chip para suportar uma única linha de telefone, algo que acontece até o momento.

Mas a tecnologia MEP (Multiple Enabled Profiles) do Google chega para criar um perfil extra, tudo via software, o que não exige mudanças nos telefones atuais ou futuros.

Parece que os aparelhos da linha Pixel que possuem um eSIM e que receberão o Android 13 terão o recurso de dual-chip, mas aparelhos de outras fabricantes também podem receber essa mesma função.

No momento, não sabemos se a tecnologia MEP (Multiple Enabled Profiles) será livre para uso ou se o Google irá cobrar royalties para seu uso.

Lembramos que já falamos sobre o iSIM, que é basicamente a mesma tecnologia do eSIM, mas que fica localizada diretamente no processador do aparelho móvel.

Via: Blog.esper.io

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *