Pular para o conteúdo

Android 13 irá desativar acessibilidade em apps instalados fora da loja

Android 13 acessibilidade logo

O novo sistema Android 13 irá desativar acessibilidade em aplicativos instalados fora da loja Google Play Store.

A segurança é bem importante para o Google e o Android, então a cada nova versão temos algumas melhorias e aprimoramentos nesse setor.

A acessibilidade e suas APIs são bem poderosas e permitem muitas possibilidades, mas a intenção é que esse uso seja mais especifico para apps que realmente precisam ajudar os usuários que possuem algum tipo de deficiência.

Acessibilidade será desativada no Android 13, isso vale para apps instalados fora de loja

Foi descoberto que os aplicativos instalados fora da loja Google Play Store, terão a acessibilidade desativada no Android 13.

Android 13

Intenção é aumentar a segurança, já que as APIs de acessibilidade possuem muitos recursos importantes e poderosos, e que podem até mesmo mudar a forma como o sistema e aplicativos se comportam.

Ao instalar um APK no Android 13, o sistema irá por padrão, desativar as permissões relacionadas com os serviços de acessibilidade, mas os usuários poderão ativar a permissão quando precisarem ou confiarem no aplicativo, para isso, precisa ir em configurações, aplicativos, na página de informações do app, depois no canto direito da tela e ativar a opção “permitir configurações restritas” e agora ativar a permissão para o app utilizar a acessibilidade.

Com a acessibilidade e suas APIs mais restritas, o Android 13 se torna mais seguro, já que muitas aplicações não poderão utilizar esses recursos para acessar itens em que os usuários não querem dar autorização.

Acessibilidade também estará sendo limitada nos aplicativos da loja Google Play Store

Pacote de Acessibilidade do Android

No final do mês passado, o Google revelou algumas restrições dos aplicativos da loja Google Play Store, o que não permitirá que aplicações que não direcionadas, façam o uso da API de acessibilidade.

Isso significa que o próprio Google irá avaliar as aplicações e as que realmente precisam, poderão utilizar a API de acessibilidade.

De imediato, os aplicativos de gravação de chamada serão os mais afetados, já que perderão o principal recurso, o de gravar as ligações, como muitos apps utilizam a API de acessibilidade para essa tarefa, o funcionamento irá parar em breve.

Via: Blogesper.io

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *