Novo relatório mostra que Google Play Store e App Store possuem mais de 1.5 milhões de apps abandonados nesse momento.
As lojas virtuais para telefones possuem muitos aplicativos disponível para serem baixados de graça, com assinatura e até pagos, o que permite encontrar aplicações para qualquer tipo de uso.
Mas existe uma grande quantidade de aplicações que não estão sendo atualizadas ou mantidas pelos seus desenvolvedores, o que nem sempre é bom para os consumidores.
Google Play Store e App Store possuem mais de 1.5 milhões de aplicativos abandonados
Pixalate, que é um plataforma de analise, privacidade e proteção contra fraudes no mercado de TV conectada (CTV) e publicidade móvel, revela que as lojas Google Play Store e App Store possuem muitos aplicativos abandonados, são mais de 1.5 milhões.
Esses dados foram recolhidos diretamente nas respectivas lojas, olhando a data da última atualização dos aplicativos e terminado a pesquisa no primeiro trimestre de 2022.
Para um aplicativo ser considerado abandonado, são preciso 2 anos sem uma atualização, os números iniciais mostram a quantidade de itens que não estão sendo atualizados.
Google Play Store conta com 869 mil apps sem atualizações por dois anos, no caso da App Store, o numero é de 650 mil.
Para uma comparação, as aplicações atualizadas totalizarão a marca de 1,3 milhões (dados de outubro de 2021 até final de março de 2022), ou seja, existem mais apps que não recebem atualizações do que os aplicativos que estão sendo mantidos.
Do total de 1.5 milhões, 11% foram abandonados a mais de 5 anos, sendo 184 mil disponível na App Store e 130 mil na Google Play Store.
Como existem diversas categorias nas lojas, alguns tipos de aplicações são mais abandonados do que outras, os destaques ficam para a categoria de referência, games e educação, os mais atualizados são os de finanças, saúde e compras.
Que problemas apps desatualizados podem trazer aos usuários?
Como sempre, o maior problema será a falta de segurança, já que possivelmente contam com APIs desatualizadas e que podem ter brechas conhecidas, facilitando o ataque por pessoas mal-intencionadas.
Mas a privacidade também entra nesse jogo, como o Android vem trazendo muitas novidades nesse setor, os apps precisam fazer uso dessas inovações para proteger os dados dos usuários da forma correta.
O que as lojas estão fazendo para diminuir os apps abandonados?
Google Play Store recentemente colocou restrições, as atualizações e novos apps precisam utilizar API do Android com no mínimo dois anos, isso permitirá que as aplicações tenham acesso as novidades mais recentes.
Para quem não cumprir essa nova regra, a loja Google Play Store irá esconder os aplicativos, que serão mais difíceis de serem descobertos pelos novos usuários.
No caso da App Store, a loja informou que aplicativos que não são atualizados por um período considerável, serão removidos da loja, então apps mais antigos devem ser retirados da loja no futuro.
Via: Pixalate