Galeria Go, aplicativo do Google, agora é chamado apenas de Galeria na loja do sistema Android.
A mudança de nome é bem estranha, já que não foi anunciada de forma oficial, apenas aconteceu sem qualquer explicação.
Mas com o contexto correto, essa alteração do nome pode indicar um novo foco do Google para seus aplicativos em geral.
Galeria Go agora é chamado apenas de Galeria
O aplicativo do Google, Galeria Go, acaba de receber um novo nome em sua mais recente atualização, abandonando a marca Go, e sendo chamado apenas de Galeria.
Para quem não sabe, o Go, vem do Android Go, sistema criado para funcionar corretamente em aparelhos mais simples, ele traz otimizações e melhorias para que tudo funcione da melhor forma, mesmo com pouca RAM e armazenamento interno disponível.
Muitos apps receberam uma versão Go ou Lite, que trazem os recursos principais das versões tradicionais, mas algumas vezes, para serem pequenos ou mais rápidos, algumas funções são removidas.
Curiosamente, nos últimos dias, ao que tudo indica, o Google não está mais focando no sistema Android Go como no passado, isso pode ser visto com o YouTube Go, que vai ser abandonado, parando de funcionar em agosto desse ano.
Ao invés de abandonar o Galeria Go, o Google fez algo melhor, apenas mudou o nome da aplicação, sendo chamado de Galeria, o app pode atrair ainda mais usuários, já que o nome Go, para muitos indicava que era um aplicativo mais simples.
Com o novo nome, o Google quer mostrar que o aplicativo Galeria não tem limitações, que irá funcionar em qualquer dispositivo compatível e que não é uma versão mais simples de outro app.
Pode ser o fim do Android Go?
O Android 12 Go é a mais recente versão do sistema para dispositivos mais simples, ele trouxe melhorias que o Android 12 estreou.
Atualmente o Android 13 está em teste, então não sabemos se ele terá uma versão Go no futuro, mas até o momento, de forma oficial, o Google não revelou mudanças em seus planos.
Algo bem curioso, é que quando falou que iria abandonar o YouTube Go, o Google falou que os aparelhos mais atuais, mesmo que simples, possuem capacidade para rodar o app, sem contar que o YouTube tradicional recebeu muitas melhorias de desempenho, funcionando em telefones mais simples de maneira satisfatória.
No momento não está claro o que acontecerá com o Android Go, se ele receberá uma nova versão do sistema da forma tradicional, ou se a troca de nome e o abandono dos aplicativos do Google com “Go” no nome, é apenas um mudança de estratégia que irá afetar apenas algumas aplicações.
Em todo caso, será interessante descobrir o que o Google está planejando para seus outros aplicativos com “Go” no nome e para o próprio Android Go.