O Google revelou que está chegando ao fim o prazo para os desenvolvedores preencherem a seção Segurança de Dados na loja Google Play Store.
Com a segurança e privacidade sendo levada mais a sério do que nunca, o Google quer mostrar com detalhes o que está sendo recolhido e para o que está sendo utilizado.
Mas para isso, está utilizando os próprios desenvolvedores que terão que revelar o que as suas aplicações precisam para funcionar, dados e utilização dessas informações.
Segurança de Dados é obrigatório o preenchimento para desenvolvedores na loja Google Play Store
A partir de amanhã, dia 20 de julho, os desenvolvedores serão obrigados a preencherem a seção Segurança de Dados na loja Google Play Store.
Antigamente o próprio Google realizava alguns testes automáticos para revelar as permissões que cada aplicação necessitava para o funcionamento parcial ou total.
Mas agora isso está sendo deixado nas mãos dos desenvolvedores, que terão que explicar as permissões e informações importantes sobre os dados que são recolhidos durante o uso da aplicação ou jogo.
Descobrir as permissões que cada app pode precisar é algo fácil e que já vinha sendo feito por anos, mas o problema é realmente o que será feito com os dados dos usuários e apenas os desenvolvedores podem e devem responder essa pergunta.
Com os desenvolvedores responsáveis por dar as informações corretas para os usuários, a seção em que o Google mostrava as permissões utilizadas, está sendo abandonada.
Usuários terão que confiar no que os desenvolvedores escrevem na seção Segurança de Dados
Com a seção Segurança de Dados da loja Google Play Store nas mão dos desenvolvedores, os usuários não sabem se o que está ali é verdade ou não, e terão que confiar no que está descrito.
Mas o Google já deixa claro para os desenvolvedores, que eles precisam fazer o preenchimento correto das informações sem esconder nada, confira:
“Você é o único responsável por fazer declarações completas e precisas nos Detalhes do app no Google Play. O Google Play analisa os aplicativos em todos os requisitos da política; no entanto, não podemos determinar em nome dos desenvolvedores como eles lidam com os dados do usuário. Somente você possui todas as informações necessárias para preencher o formulário de segurança de dados. Quando o Google toma conhecimento de uma discrepância entre o comportamento do seu aplicativo e sua declaração, podemos tomar as medidas apropriadas, incluindo medidas de fiscalização.”
Nas palavras do Google, se o desenvolvedor esquecer de informar algo, a aplicação será penalizada, inclusive com a possibilidade do app ser removido da loja.
Para saber se essa mudança será benéfica para os usuários, teremos que esperar, mas no momento, isso não parece uma melhoria, já que desenvolvedores podem mentir e não revelarem todos os detalhes sobre as informações que estão sendo recolhidas.
Fonte: Arstechnica