Os novos chips da Qualcomm são os Snapdragon W5 Gen 1 e W5+ Gen 1, eles foram anunciados para equiparem dispositivos vestíveis.
Assim como nos Snapdragon 8 Gen 1 e Snapdragon 7 Gen 1, os novos chis estão chegando com novos nomes, para mostrar que são mais recentes.
É deixado de lado o nome Snapdragon Wear, sendo os últimos chips os 4100 e 4100+, mesmo com a mudança de nome, os chips ainda são destinados para dispositivos vestíveis, como os relógios inteligentes.
Snapdragon W5 Gen 1 e W5+ Gen 1 são anunciados para dispositivos vestíveis
Os novos Chips Snapdragon W5 Gen 1 e W5+ Gen 1 acabam de serem anunciados e são destinados para dispositivos vestíveis, então irá equipar relógios inteligentes e outros aparelhos do mesmo estilo.
Em comparação com os Snapdragon Wear 4100 e 4100+, o novos Snapdragon W5 Gen 1 e W5+ Gen 1 trazem muitas melhorias, a começar pelo processo de fabricação do processador, que no anterior era de 12nm e no mais recente é de 4nm.
A diferença entre os novos chips é que o Snapdragon W5 Gen 1 é o mais simples e o Snapdragon W5+ Gen 1 conta com um coprocessador AON Cortex-M55 de 22nm, que é menor do que o encontrado no Snapdragon Wear 4100+ (28nm).
Nos Snapdragon W5 Gen 1 e Snapdragon W5+ Gen 1 iremos encontrar 4 núcleos Cortex-A53, e GPU Adreno A702, que é dupla na versão +.
Coprocessador AON Cortex-M55 está disponível apenas para a versão Plus (+), que ficará responsável pelo recurso tela sempre ativa, para frequência cardíaca, para áudio, assistente virtuais, notificações, e muito mais, mas gastando menos energia.
Com todas essas novidades, a nova linha conta com um SOC 30% menor, chipset 35% menor e placa 40% menor, ao mesmo tempo que traz 50% a mais de poder, 2x de performance e de recursos.
Falando em recursos, os Snapdragon W5 Gen 1 e Snapdragon W5+ Gen 1 contam com Wi-Fi, Bluetooth 5.3, GNSS, áudio e modem otimizado com rede 4G (fabricante precisa adicionar), e também possuem recurso para ficarem em baixa potência e até hibernando, o que resulta entre 30% a 60% em menos gasto de energia.
Por fim, a Qualcomm fala que além de um novo núcleo de aprendizado de máquina, ela também melhorou seus subsistemas para memória, câmera, áudio e vídeo, que devem trazer experiencias mais interativas e com menor consumo de bateria.
Os novos Snapdragon W5 Gen 1 e Snapdragon W5+ Gen 1 irão equipar novos relógios inteligentes que serão lançados em breve, os chips são compatíveis com os sistema Android, Wear OS e Free RTOS.