Nova regras da Google Play Store irão trazer mudanças e ao mesmo tempo evitar que apps enganem usuários e que anúncios que atrapalham durante a utilização das aplicações.
A loja Google Play Store recebeu um novo logo, mas não é apenas isso que teremos de mudanças nas próximas semanas.
Com novas regras, a loja ficará melhor, o que ajudará os usuários descobrirem os apps que estão buscando de forma mais eficiente e que anúncios não atrapalhem o uso dos apps e games.
Google Play Store revela mudanças para evitar apps que enganem os usuários
A partir de 31 de agosto, a loja Google Play Store estará proibindo aplicativos que foram projetados para se parecerem com outros mais famosos.
Isso significa que cada aplicativo precisa ser basicamente único em tudo, e não poderá contar com itens parecidos, que podem enganar os usuários que estão procurando as aplicações mais conhecidas.
Essa proibição é especificamente para os logos, ícones e nomes, que não poderão ser parecidos com os outros já existentes.
Como a imagem já mostra, os itens que estão na coluna correta, são os aplicativos tradicionais e mais famosos, já na coluna dos itens errados, temos aplicações que estão tentando se passar pelos apps conhecidos, inclusive colocando nomes parecidos, e utilizando ícones e até logos praticamente iguais, ou muitas vezes, o mesmo logo.
Em resumo, não será permitido aplicativos, ícones, logo, nomes e nem nomes de empresas e desenvolvedores parecidos com os que já são conhecidos, itens que são utilizados por aplicações que querem enganar os usuários.
Anúncios dos aplicativos da loja Google Play Store não podem ocupar a tela toda
A partir de 30 de setembro, a proibição de anúncios intersticiais em tela cheia serão proibidos quando eles aparecem de forma inesperada, quando normalmente optou por fazer outra coisa.
Está incluindo também os anúncios que aparecem durante uma tela de carregamento de aplicativos ou jogos.
Além disso, os anúncios intersticiais terão que possui no máximo 15 segundos e serem fechados automaticamente.
Então os desenvolvedores precisam evitar o aparecimento dos anúncios se os seus aplicativos e games estão iguais aos exemplos mostrados.
Outras mudanças para a loja Google Play Store
Além dessas duas grandes mudanças, a loja Google Play Store estará trazendo novas regras que precisam ser seguidas pelos desenvolvedores.
A partir de 31 de agosto, será proibido aplicativos que contradizem o consenso médico existente, o que normalmente afetará os usuários de vários formas, até causando danos no próprio corpo e saúde em geral.
O Google fala que não serão permitidos aplicativos que trazem “alegações de saúde enganosas que contradizem o consenso médico existente, ou que possam causar danos aos usuários”.
A partir de 30 de setembro, todos os aplicativos que possuem algum tipo de serviço de assinatura, terão que trazer no próprio app, uma forma mais simples e fácil de fazer o cancelamento.
Então todos os aplicativos que possuem assinatura, terão que contar com a opção de cancelamento, algo que muitos não possuem no momento, o que exige que os usuários entrem em sites e mais para conseguirem realizar a operação.
Fonte: Support Google