O novo Zenfone 9 já conta com recurso para desbloquear o bootloader, Asus também lançou firmware e código-fonte, o que ajudará na criação de ROMs e modificações no telefone da fabricante.
O Asus Zenfone 9 foi anunciado no final do mês passado, ele é um top de linha compacto, que além do poder, chama a atenção por suas câmeras e diferenciais como o botão de toque na lateral e a traseira que é sensível ao toque.
Mas a Asus já está mostrando trabalho, trazendo suporte rapidamente para quem adora ROMs e fazer modificações nos dispositivos Android.
Já é possível desbloquear o bootloader do Asus Zenfone 9
Completando uma semana do seu lançamento, a Asus já está liberando uma ferramenta para que os consumidores que adquiram o Zenfone 9 possam fazer o desbloqueio do bootloader quando precisarem.
Isso mostra como a fabricante está empenhada em trazer aparelhos ao mercado e de forma rápida, deixar o controle total dos dispositivos nas mãos dos consumidores, que poderão escolher se querem fazer modificações no sistema ou até mesmo utilizar um sistema alternativo.
Para quem não sabe, o bootloader é o responsável por carregar o sistema, ele é por padrão bloqueado pelas fabricantes, para evitar que os usuários façam alterações e modificações de qualquer tipo, ao mesmo tempo, essa proteção serve para rodar apenas o sistema projetado pela empresa.
Com o desbloqueio do bootloader, o dono do telefone pode fazer o que quiser, modificações no sistema, no processador e muito mais, e claro, também poderá utilizar ROMs de terceiros, o que para muitos, é um grande diferencial no Android.
No caso do Asus Zenfone 9, a ferramenta de desbloqueio é um aplicativo, basta instalar e seguir as instruções para conseguir finalizar o procedimento.
Como acontece com a maioria das fabricantes que permitem desbloquear o bootloader, a Asus fala que quem fizer esse procedimento no Zenfone 9, irá perder a garantia do telefone, além disso, o celular é restaurado para as configurações de fábrica.
Asus também libera firmware e código-fonte para o Zenfone 9
Claro que apenas o bootloader desbloqueado não é tudo, é apenas o começo do que os consumidores poderão utilizar.
Sabendo disso, a Asus também disponibilizou em seu site do Zenfone 9, o firmware e o código-fonte para o telefone.
O firmware é o próprio sistema da Asus para o Zenfone 9, isso significa que você pode fazer todas as modificações que quiser, mas quando quiser ou precisar, poderá voltar a utilizar o sistema que a fabricante lança para o smartphone.
Já no caso do código-fonte, ele permite que os desenvolvedores possam criar ROMs para o telefone, deixando os principais itens funcionando sem maiores dificuldades. Para baixar a ferramenta de desbloqueio do bootloader, firmware e código-fonte do Zenfone 9, basta acessar o site da Asus.