O Google revelou que a loja Google Play Store irá exigir App Bundles para Android TV e Google TV, que são menores que os APKs atuais.
Os desenvolvedores terão que abandonar em breve o APK, e investir no App Bundles, que já é um padrão para os aplicativos para telefones e tablets.
Incialmente é apenas um aviso, mas em 2023, a regra entrará em vigor, o que irá trazer benefícios para os usuários dos sistemas.
App Bundles para Android TV e Google TV serão exigido na Google Play Store
A loja Google Play Store exigirá aplicativos no formato App Bundles para Android TV e Google TV, o que já é uma exigência para telefones e tablets com o sistema Android.
Essa mudança acontece por muitos fatores, mas a empresa fala que os smartphones e tablets estão evoluindo sem parar, mas as TV inteligentes não evoluem na mesma velocidade, muitos desses aparelhos possuem 8GB de armazenamento interno, o que é muito pouco.
Para tentar resolver uma parte do problema, a loja Google Play Store em março de 2023 irá exigir aplicativos App Bundles (AAB) para Android TV e Google TV, os apps que não fizerem a transição do APK para AAB, poderão ter suas aplicações escondidas na loja.
Benefícios do App Bundles (AAB) para Android TV e Google TV
Para os desenvolvedores, o Google fala que são cerca de apenas 3 dias para transformar um APK em AAB, mas até a exigência, todos terão mais de 6 meses para fazer a mudança.
Já falamos do App Bundles (AAB), ele se destaca por chegar com recurso de arquivamento, que o deixa menor, excelente quando você não for utilizar o mesmo por um tempo, esse recurso permite manter o aplicativo e recuperar cerca de 60% do armazenamento ocupado.
O App Bundles (AAB) traz muitos benefícios, o principal, é o tamanho da aplicação, que será menor, é estimado cerca de 20% a menos de espaço ocupado por aplicativo.
Outro grande destaque é o tamanho do App Bundles (AAB), que é menor já no download, o que irá economizar internet, o que é essencial para quem utiliza a rede da operadora para baixar e instalar aplicações.
Essa diminuição no download e no armazenamento interno acontece por causa da loja, que consegue entregar apenas os códigos necessários de funcionamento para cada aparelho em específico, o que não acontece no caso do APK tradicional.
Fonte: Android Developers