As empresas MediaTek e Bullitt anunciaram que irão lançar o primeiro telefone com capacidade de enviar mensagens por satélite, o que traz novas possibilidades.
Neste ano, muitas empresas estão apostando na nova forma de comunicação, inclusive o Android 14 chegará com suporte para satélite.
Mas o recurso não é nada sem um aparelho compatível no mercado, algo que se tornará real a partir do próximo ano.
MediaTek e Bullitt lançarão primeiro telefone que envia mensagens por satélite
O primeiro telefone com capacidade de enviar mensagens por satélite deve ser da MediaTek e Bullitt, ambas anunciaram que a novidade estará disponível no próximo ano, então não falta muito para se tornar realidade.
Para quem não conhece a Bullitt, é uma empresa que trabalha na fabricação de telefones protegidos, caso do Motorola Defy 2021, dos smartphones Cat e mais.
Os aparelhos são focados no publico que gosta ou precisa trabalhar em lugares que os dispositivos precisam ser resistentes e que sejam funcionais em diversas tarefas e situações extremas.
Agora a MediaTek e Bullitt anunciaram que estão com uma grande parceira, estão trabalhando há 18 meses e que estão prontas para lançar o primeiro telefone que envia mensagens por satélite, algo que acontecerá no primeiro trimestre de 2023.
Para essa tarefa, será utilizado o modem NTN (Non-Terrestrial Network) da MediaTek e a Bullitt entrou com o desenvolvimento do restante, ou seja, do satélite e do suporte para envio da mensagem.
As empresas falam que o telefone que será lançado em algum momento do primeiro trimestre de 2023 e que de forma automática, quando o sinal de celular e do Wi-Fi são perdidos, a conexão com o satélite é feita, levando cerca de 10 segundos para o envio da mensagem, que chegará normalmente nos telefones que estão conectados na rede de qualquer operadora tradicional.
O primeiro ano do serviço, ele será gratuito, mas não foram falados preços e outros detalhes importantes depois desse período, mas o cofundador do Bullitt Group, Richard Wharton, diz o seguinte:
“Sabemos há muito tempo que a resposta estava no satélite, mas uma integração ‘invisível’ e perfeita em um smartphone cria enormes desafios técnicos. A MediaTek e a Bullitt compartilham um espírito pioneiro e uma história de inovação, por isso, agora, quase dois anos após o início de nosso relacionamento, estamos juntos na vanguarda de uma nova era em telecomunicações e da maneira mais rápida e simples de nossos parceiros de canal de operadoras oferecerem total tranquilidade a seus clientes”
Fonte: Bullitt Group