Pular para o conteúdo

Android está mais seguro, isso acontece pela linguagem Rust

Android Vulnerabilidades de memória entre 2019 a 2022

A linguagem Rust é a responsável pelo Android está ficando mais seguro, o aumento na segurança é interessante para todos.

Com o Android 13, o Google trouxe muitas novidades e melhorias, mas também aumentou a privacidade e segurança.

O mais recente sistema Android é o mais seguro e isso acontece pela linguagem de desenvolvimento, que também é mais segura.

Sistema Android está mais seguro por causa da linguagem Rust

Google revelou que o número de vulnerabilidade de segurança relacionados a memória caiu de forma considerável nos últimos anos.

Android vulnerabilidades de memória de 2019 a 2022

Em 2019, esses problemas de segurança representavam 76% das vulnerabilidades, agora em 2022, eles representam 35%, o que é inédito, já que nos anos anteriores, essas falhas representavam a maioria dos problemas.

Essa mudança acontece por causa da linguagem de programação Rust, que no Android 13 representa 21% do total de código nativo do sistema.

A maioria desses novos códigos estão estreando no Android 13, eles são mais seguros para a memória, então menos problemas e falhas devem acontecer nesse setor.

Android 13 utilização de linguagens de desenvolvimento

Rust já estava no Android 11, mas ele somente chegou como uma alternativa para a memória em linguagem C/C++ no Android 12, desde então, ele está sendo utilizado no AOSP e muito mais.

Algo bem interessante, é que o Google fala que até o momento, não foram descobertas no código do Rust para Android no setor de memória, o que deve ter impedido que centenas de vulnerabilidades surgissem.

Como sabemos, não existem apenas falhas de segurança na memória do Android, e o Google já está de olho nelas, e tem seus próprios planos para o futuro.

Android linguagem utilizada de 2019 a 2022

A intenção do Google é utilizar o Rust em todos os lugares que é possível, a empresa já está trabalhando para essa tarefa, o que deixará o Android ainda mais seguro.

Com o Linux 6.1 chegando com suporte para Rust, o Google fala que está muito empolgado, já que essa mudança irá trazer mais segurança para a memória do kernel, o que inclui drives do próprio kernel.

Isso significa que o futuro do Android é se tornar mais seguro, diminuindo a chance de problemas de segurança e se preparando para se manter protegido das ameaças do futuro.

Fonte: Google Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *