O Google está trabalhando duro para que as atualizações do Android sejam mais rápidas na instalação, o que para muitos usuários, é algo essencial.
Atualizações são sempre bem-vindas, mas no caso das novidades, para serem instaladas, podem demorar muito tempo.
Claro que esse é um problema que irá afetar o usuário, que terá que esperar um bom tempo para que a atualização seja completa, nesse período, ficando sem acesso aos recursos do telefone.
Google trabalha para deixar instalação das atualizações do Android mais rápida
Já faz um bom tempo que o Android vem recebendo melhorias nas atualizações, algo que se destacou com as atualizações Seamless (sem costura) e as partições A e B, que são mais eficientes.
Agora o Google mostra que está trabalhando ainda mais para melhorar a rapidez com que as atualizações serão instaladas no sistema Android.
O Google enviou novos códigos para o AOSP (Projeto de Código Aberto do Android) que chegam com foco na melhoria na velocidade da instalação de atualizações.
Essa novidade consegue diminuir o tempo de uma atualização OTA completa de cerca de 2,2GB de tamanho, atualmente demorar cerca de 23 minutos para a ação ser completa, com as novidades, a mesma instalação irá demorar apenas 13 minutos.
No caso de patches menores (OTA incremental), que demoram mais tempo, com tamanho de 376MB, eles diminuíram de 22 minutos para o total de 16 minutos.
Em ambos os casos, a redução de tempo se mostra benéfica, o que é uma marca considerável e que irá agradar os usuários.
Para esse feito, temos duas melhorias, a primeira é escrever operações COW, que são mais rápidas, a outra é a compactação utilizando dois threads, que reduz o tempo da operação.
Nesse momento, ainda não se sabe quando essas novidades estarão disponíveis, mas a chegada no AOSP, indica que o Google está trabalhando para reduzir o tempo de instalação das atualizações do Android.
Atualmente, o sistema Android 13 trouxe pequenas melhorias nas atualizações, mas a otimização foi feita no armazenamento interno, que exige menos espaço adicional para as atualizações Seamless.
Fonte: Twitter