A plataforma Matter finalmente começou a ser liberada para o Android, nos Google Home e Google Nest, trazendo novas possibilidade para os usuários.
Matter é uma tentativa de padronização de dispositivos inteligentes para casa, os consumidores e fabricante tem muito a ganhar com a plataforma.
Agora a novidade começou a ser liberada para uso no Android, nos dispositivos Google Home e nos Google Nest.
Android, Google Home e Google Nest estão recebendo Matter
No começo do ano, o Google revelou algumas melhorias de conectividade para o Android, o que incluía o Project Matter, algo que está acontecendo agora.
O Google começou a liberar a utilização do Matter nos Android, Google Home e Google Nest, então, a partir de hoje, os aparelhos começam a receber a novidade e podem utilizar os recursos já disponíveis.
No caso dos Google Home e Google Nest a compatibilidade está chegando na versão mais recente do firmware e permitem que eles se conectem e controlem os dispositivos compatíveis com Matter, basicamente igual ao que acontece com os acessórios compatíveis com o Google Home.
Para os Google Nest Hub Max, Google Nest Hub (2ª geração) e Google Nest Wifi Pro ainda temos uma nova forma de conectar, utilizando os próprios aparelhos como roteadores para controlarem os dispositivos conectados, o que permite a conexão mais eficiente, rápida e com menor gasto de energia.
Já o Android, a chegada do Matter é para o Fast Pair, que permite rápida conexão com os acessórios, que em poucos passos estarão prontos para serem utilizados no Google Home.
Confira os aparelhos compatíveis com Matter
- Android
- Google Home
- Google Home Mini
- Google Nest Hub (1st Gen)
- Google Nest Hub Max
- Google Nest Mini
- Google Nest Hub (2nd Gen)
- Google Nest Wifi Pro.
O que é o Matter?
O Matter é um padrão para dispositivos para casa inteligente, a CSA (Connectivity Standards Alliance) é a principal empresa por trás do sistema, mas grandes empresas como Samsung, Apple, Amazon, Google e muitas outras apoiam a iniciativa.
Isso significa que agora temos um padrão que irá funcionar em diversos aparelhos diferentes, o que é excelente para os consumidores, que poderão selecionar os dispositivos inteligentes para a casa, e eles irão funcionar nos aparelhos que você já possui.
As fabricantes também ganham com o padrão, já que terão mais chances de vender os dispositivos inteligentes, que irão funcionar em um número maior de aparelhos.
Matter chega para melhorar a segurança, a confiabilidade, e trazer maior controle, permitindo que os usuários controlem os seus dispositivos de casa inteligente utilizando assistentes de voz, aplicativos e utilizando outros aparelhos.