Google revelou que começou a suportar RISC-V, que é um padrão aberto e gratuito para arquiteturas de processadores.
O suporte inicialmente é bem limitado mais em poucos meses, ele será estendido e poderá ser utilizado de diversas formas.
A intenção do Google é trazer mais possibilidades para as fabricantes de chips, que poderão apostar nessa arquitetura para criar processadores para os dispositivos móveis.
RISC-V começa a ser suportado no sistema Android
O Google tem grandes planos para o RISC-V, que terá total suporte no sistema Android, mas é algo que levará alguns anos para ser completado.
Para quem não conhece, a RISC-V (Reduced Instruction Set Computer V) é uma arquitetura de Computação de conjunto de instruções reduzidas, e como é livre, pode ser utilizada por empresas e pessoas que querem desenvolver ou vender seus próprios chips sem pagar royalties para organizações.
No momento, o suporte para RISC-V é bem limitado, inclusive é possível baixar uma versão do sistema para essa arquitetura, mas apenas o sistema é compatível com a novidade, o ART, que é o responsável pelo Java, ainda não é compatível.
Isso significa que o sistema irá funcionar em aparelhos com CPU com a arquitetura, mas que os aplicativos desenvolvidos para o Android, ainda não irão funcionar, mas no momento é possível criar apps para esse tipo de CPU em especifico e fazer tudo rodar normalmente.
Para o ART (Android Runtime), que é o compilador do Android, que também é o responsável por “traduzir” códigos Java para a arquitetura do processador, o suporte para o RISC-V estará disponível em algum momento do primeiro trimestre, então até o final de março, o suporte para apps e games irão funcionar.
Com o ART suportando o RISC-V, todos os aplicativos e games que foram desenvolvidos em Java, irão funcionar na arquitetura, sem que seja preciso o desenvolvedor fazer qualquer mudança, mas os apps e jogos que não utilizam Java, será preciso que os desenvolvedores trabalharem no suporte dessa CPU.
Um detalhe importante, RISC-V está chegando com suporte apenas para 64 bits, algo que o Android vem apostando a anos, e não teremos suporte 32 bits para essa plataforma.
RISC-V chega ao sistema Android para ser uma plataforma de nível 1
Se você achar que o RISC-V está recebendo suporte apenas para ser mais uma arquitetura entre as mais conhecidas, pode mudar seu pensamento, Lars Bergstrom, Diretor de engenharia do Android, revelou que RISC-V está chegando para ser uma plataforma nível 1 no sistema.
O que se traduz em um suporte chegando de forma total e não de maneira simplificada, algo que mostra que realmente o Google está apostando na arquitetura como uma grande alternativa para as fabricantes.
Esse movimento acontece em grande parte pela ARM, que nos últimos anos está agindo de forma estranha, parecendo colocar limites nos seus parceiros e realizando ações conturbadas que deixam as outras empresas que dependem de sua arquitetura preocupadas com o que possa acontecer no futuro.
Fonte: Arstechnica