Pular para o conteúdo

Na Índia, Google pode ser obrigado a não exigir seus apps no Android

Google Aplicativos

Nova decisão na Índia, indica que o Google será obrigado a parar de exigir seus aplicativos nos Android das fabricantes.

Atualmente o Google tem acordo com fabricantes, empresas de telefonia e mais, entre esses acordos, está a obrigatoriedade de utilizar os apps do próprio Google.

Quem se recusa, não possui acesso a loja Google Play e outros recursos importantes, mas ainda podem utilizar o Android, já que o sistema é livre.

Google pode ser obrigado a não exigir seus aplicativos no Android na Índia

Inicialmente o Google foi considera culpado no caso em que é acusado de colocar restrições para o uso do Android com seu apps, exigindo que as fabricantes colocassem muitos dos seus aplicativos como padrão para terem acesso a loja Google Play Store e mais.

Google Apps

Mas ao tentar reverter a situação, a Suprema Corte da Índia decidiu que não irá interferir no caso do Google, que o caso vai voltar para o tribunal anterior e que eles que terão o poder de decisão.

A maioria dos Android na Índia e em boa parte do mundo conta com GMS (Google Mobile Services), a empresa utiliza eles para que as fabricantes que querem a loja Google Play Store, também tenham que colocar o navegador Chrome, a pesquisa do Google, Gmail, Google Maps, YouTube e outros serviços nesses dispositivos.

Quando as empresa resolvem não colocar todas as aplicações pedidas, ou faz alguma mudança, como a troca do mecanismo de pesquisa, a fabricante perde a capacidade de utilizar a loja do Android e outros itens importantes e que a maioria dos usuários utilizam.

Para a Índia, o Google está abusando do GMS para controlar as fabricantes, não dando chances para a concorrência, para efeito de concorrência, o Android está em 97% dos aparelhos da região, então o Google tem total domínio do país e ainda abusa da sua posição de poder, para que os concorrentes não tenha nenhuma chance.

Atualmente a multa que o Google deve receber é de US$161 milhões de dólares, mas além disso, a empresa terá que remover essas restrições e permitir que as fabricantes tenham liberdade para selecionarem os apps que serão pré-instalados nos Android da região.

Android Logo

Outra parte da ação fala que o Google terá que parar de exigir que a loja Google Play Store só possa ser utilizada se outros apps da empresa também estejam nos aparelhos, além disso, é pedido a capacidade de remoção dos aplicativos do Google pelos usuários, que poderão desinstalar os apps que não forem utilizar a qualquer momento.

O caso ainda está em andamento e deve ser resolvido até dia 31 de março, data que uma decisão deve surgir e que, ao que tudo indica, irá condenar o Google.

O Google por sua vez, revelou que as mudança pedidas irão estagnar o crescimento do Android na Índia, que as medidas pedidas irão parar o tremendo avanço do sistema, que terá que rever seus acordos existentes com mais de 1.100 fabricantes.

Empresa ainda fala que irá cooperar com o órgão antitruste da Índia para cumprir o que a lei manda, mas que ainda estará recorrendo com um recurso na justiça.

Nos últimos anos, o Google já sofreu muitas multas ao redor do mundo, o que fez mudar algumas coisas no sistema Android, por exemplo, na Europa, o sistema conta com uma lista que permite usuários decidirem qual navegador e mecanismo de busca que querem utilizar e atualmente a loja Google Play Store apresenta métodos de pagamento de terceiros.

Fonte: Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *