Pular para o conteúdo

Android 14 pode contar com bloqueio para instalar APKs antigos

Android Logo escuro

O sistema Android 14 poderá chegar com um bloqueio de APKs antigos, então eles não seriam instalados na próxima versão do sistema.

Instalar APKs no Android é algo simples e que muitas pessoas fazem, tem muitos riscos, mas a natureza do sistema permite.

Mas como é esperado, desenvolvedores mal-intencionados aproveitam para criar malware e outras ameaças que são distribuídas nesse apps, o que é perigoso para o usuários e para seus dados.

Instalação de APK antigo pode ser bloqueado no Android 14

Foi descoberto que o Android 14 poderá contar com um bloqueio de APK antigo, algo que chega como uma melhoria de segurança.

Android 10 Logo

Para quem não conhece, APK é um aplicativo para Android que é encontrado fora da loja Google Play Store, ou seja, pela internet.

Como o Android é um sistema livre, ele pode ser utilizado por qualquer pessoa e empresa, mas a sua natureza aberta também permite que seus aplicativos sejam instalados fora da loja do Android, a Google Play Store.

Mas para o campo da segurança, os APKs são bem problemáticos em muitos sentidos, eles podem distribuir itens que são pagos, mas de forma gratuita, como um game pago é encontrado na internet sem que um centavo seja gasto.

O grande problema é no setor da segurança, já que muitos dos itens encontrados na internet, são APKs com malware ou outras ameaças escondidas, que podem causar vários tipos insegurança, deixando desprotegido dados, cartões e muito mais.

Se os novos códigos encontrados para o Android 14 foram utilizados, eles irão trazer uma proteção para a instalação de APK, que deverá entrar em ação apenas no caso da aplicação ser desenvolvida para os sistema Android mais antigos.

Android Logo

Normalmente, os desenvolvedores mal-intencionados utilizam a criação para apps de sistema mais antigos, já que essa é uma forma eficiente de ultrapassar a segurança do Android, já que na prática, elas (as novidades em segurança) não existiam nessas versões anteriores.

Atualmente a Google Play Store exige que os aplicativos utilizem as versões mais recentes do Android (Android 12 ou superior) se quiserem ficarem disponíveis na loja, apps que visam versões mais antigas não são aceitos.

O mesmo deve acontecer com os APKs no Android 14, que serão limitados na hora da instalação, permitindo apenas a instalação dos apps que visam sistema mais novos e que são mais seguros, assim aumentando a segurança de quem for instalar qualquer APK.

Ao que tudo indica, essa medida de segurança deve ser opcional, e as fabricantes terão a capacidade de escolher ativar ou desativar o recurso, não sabemos se esse controle também estará nas mãos dos usuários, mas sabemos que o controle via shell de comando ainda permitirá a instalação de APKs antigos sem qualquer restrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *