A hora de trocar o seu smartphone pode ter chegado e você nem reparou, mas separamos 7 dicas que indicam que é necessário um novo celular.
Telefones atualmente estão sendo utilizados por muito tempo, algo que é uma mudança no mercado, tanto que as empresas estão aumentando o suporte de software.
Mesmo com mais atualizações garantidas, é necessário ficar de olho na hora de adquirir um novo dispositivo móvel, para não ter problemas no uso diário.
Celular está muito lento
Uma das maiores indicações que o smartphone precisa ser trocado, é quando ele está mais devagar para realizar as suas tarefas, o que afeta o usuário e a experiência em geral.
Você pode tentar corrigir com as dicas para deixar o Android mais veloz, mas nem sempre pode alcançar melhorias substanciais.
Lentidão pode surgir de diversas formas, inclusive com apps, se tiver muitos instalados, podem causar esse tipo de problema, a solução é remover alguns para melhorar a situação.
As versões do Android também podem impactar, mais antiga, mas lenta ela será, mas ser mais velha também pode trazer incompatibilidade com muitas aplicações, principalmente com games, que exigem telefones mais potentes e necessita de uma grande interação entre software e hardware, algo que uma incompatibilidade pode comprometer o desempenho.
Bateria descarrega muito rápido
Com muito tempo de uso, seu dispositivo Android pode ter problemas com a bateria, algo que é normal se estiver sendo utilizado por anos.
Mas problemas de bateria podem acontecer, e quando acontecem o usuário é o mais afetado, e terá que utilizar por menos tempo ou ter um carregador ou uma power bank sempre à mão.
Existem algumas dicas para aumentar a duração da bateria, mas elas irão ajudar um pouco e claro, não poderão fazer milagres por seu aparelho.
A única solução será a troca da bateria, mas se o seu smartphone for muito antigo, talvez a trocar do celular seja o mais recomendado, já que ele poderá contar com mais mAh e trazer uma duração maior e mais desempenho.
Smartphone está desatualizado
Outra grande indicação que é preciso trocar o celular, é quando ele está desatualizado e não está recebendo mais atualizações do sistema.
Ter o Android em sua mais recente versão indica que os usuários terão acesso aos mais recentes recursos, mas também poderão aproveitar as melhorias que aumentam a duração da bateria, aprimoram o desempenho e mais.
Atualmente o Google e a Samsung se destacam no suporte de software, o primeiro oferecendo até 7 anos de atualizações e o segundo até 5 anos.
Além da versão do sistema, as atualizações de segurança também são extremamente importantes, elas são liberadas todos os meses e corrigem falhas que pessoas mal-intencionadas e malware podem utilizar para roubar seus dados e mais.
Armazenamento interno sempre está cheio
Hoje em dia, é comum ter aparelhos com 64GB, 128GB ou mais de armazenamento interno, mas telefones mais antigos possuem muito menos, o que acaba atrapalhando o uso.
Anteriormente os jogos e aplicativos ocupam pouco espaço, mas hoje em dia, com muitas funções avançadas e gráficos de alta definição, facilmente temos aplicações de tamanho gigante.
As redes sociais também gastam uma boa parte do seu armazenamento interno, já que utilizam cache para aumentar a velocidade de carregamento e para não utilizar a rede com fotos e vídeos que já foram vistos.
Outro item que ocupa muito espaço são os downloads de vídeos, aplicativos como Netflix e YouTube permitem que seus assinantes pagantes possam baixar o que quiser para assistir depois sem precisar da internet.
Dependendo do seu dispositivo, uma boa ideia é utilizar um cartão microSD, colocando nele os vídeos, fotos e outros arquivos que possui.
Se mesmo assim você tem um problema, a restauração de fábrica pode ser utilizada, em último caso, um novo telefone será necessário.
Câmera com péssima qualidade
Os celulares estão sendo aprimorados, a cada nova versão, temos tecnologia mais rápidas, maior qualidade em geral, e claro, isso também influencia nas câmeras.
Aparelhos mais antigo terão câmeras de menor qualidade e nitidez, então fazer a trocar por um novo pode dar um grande salto nesse setor.
Algo que merece mais destaque, é a câmera de selfie, que é a que mais evoluiu nos últimos anos, para quem adora fotos dessa forma, um novo aparelho é mais do que necessário.
Em último caso, você pode tentar utilizar aplicativos de edição de imagens, que possuem aprimoramentos e até filtros que podem dar uma vida nova a suas fotos.
Aplicativos não funcionam corretamente
Um dos sinais mais claro que é o momento de comprar um novo telefone, é quando os aplicativos não funcionam corretamente.
O sistema Android nos últimos anos melhorou a compatibilidade em questão de aplicativos e recursos, mas quando o sistema é muito antigo, sem sempre tudo irá funcionar como deveria.
As aplicações podem perder suporte para as versões mais velhas do sistema, caso do WhatsApp, que não funciona no Android 4.1 ou mais antiga, mas apps podem apresentar travamentos, lentidão e mais por causa da versão ultrapassada.
Dispositivo está quebrado
Com os telefones mais novos sendo mais frágeis, mesmo você tomando cuidado, uma hora ou outra ele poderá apresentar danos.
Se ele já está sofrendo de um dos problemas citados até agora e ele também está quebrado, isso mostra como é o momento certo de adquirir um novo aparelho.
Mas se o único problema for o dano, pode ser mais barato fazer a troca da peça, que normalmente deve custar menos que outro celular na loja.
Está na hora de comprar um novo telefone?
Depois dessas dicas, só você poderá descobrir se está realmente na hora de comprar um novo smartphone.
Nossa indicação é que, se você tem 3 ou mais problemas citados na nossa lista, já é um bom momento em pensar em adquirir um novo celular.
Se adquirir um novo aparelho for a solução para você, confira a nossa seção de promoções, temos muitas ofertas e promoções para dispositivos com o sistema Android.