Importantes alterações serão feitas no Android na Índia, Google revelou quais são essas mudanças, que irão afetar o sistema de diversas formas.
Na Índia, o Google foi obrigado a fazer mudanças no Android, em como o seus acordos são realizados, mas também terá que parar de exigir alguns itens, que no momento são obrigatórios em outras partes do mundo.
As mudanças exigidas na Índia são importantes, já que elas focam nos usuários, que terão maior poder de escolha e nas fabricantes, que não precisarão seguir tudo o que o Google colocava como padrão nos acordos, confira as alterações:
Parceiros poderão licenciar aplicativos individuais do Google no Android
Em outras partes do mundo, o Google exige “tudo ou nada” para seus aplicativos no Android, ou seja, se as fabricantes querem a loja Google Play Store, terão que colocar os outros apps da empresa no dispositivo.
Agora isso muda na Índia, as fabricante poderão licenciar apenas os apps do Google que acham interessantes, por exemplo, o Android de alguns telefones podem chegar apenas com a loja Google Play e sem nenhum outro apps do Google.
Escolha do mecanismo de busca na configuração
Quando os usuários forem configurar um novo telefone ou smartphone na Índia, eles também terão uma tela para selecionarem o seu mecanismo de busca favorito.
Isso significa que de forma fácil, os usuários poderão contar com outros mecanismo de busca por padrão, o que é excelente para quem não gosta dos resultados que o Google mostra, que estão cada dia pior.
Android modificado e não compatíveis podem equipar os dispositivos
O Google revelou que já estão fazendo atualizações nos requisitos de compatibilidade do Android, assim permitirá que as fabricantes utilizem o sistema da forma que quiser.
Isso significa que as fabricantes poderão utilizar o Android modificado e não compatível (com alguns apps, games e mais) da maneira que quiserem, algo que não era permitindo, então no futuro, até ROMs de terceiros podem chegar de fábrica em alguns telefones.
Desenvolvedores e usuários podem selecionar o sistema de pagamento
Assim como aconteceu em algumas partes do mundo, na Índia, será possível selecionar o sistema de pagamento que serão utilizados nas compras.
Além do atual sistema de pagamento da Google Play Store, que utiliza o Google Pay, os desenvolvedores podem adicionar novos sistema de faturamento, aumentando as possibilidade de ganho e trazendo mais escolhas para os usuários.
Instalação de apps por fontes de terceiros com melhorias
O Android sempre suportou a instalação de aplicativos por fonte de terceiros, inclusive ensinamos como instalar APKs no sistema Android.
Temos mudanças, os APKs ainda poderão ser instalados, mas o Google revela que fez mudanças no fluxo de instalação do Android e no recurso de atualização automática para apps e lojas de aplicativos que foram instaladas dessa forma.
Empresa fala que agora está garantindo que os usuários entendam todos os riscos quando fazem a instalação de apps e uso de lojas de aplicativos, o que pode colocar o telefone e seus dados em perigo.
Fonte: Google