O Google anunciou que todo o ecossistema Android está sendo fortalecido com segurança a nível de firmware.
Isso significa que os dispositivos e acessórios que utilizam o sistema, terão uma camada a mais de segurança, evitando problemas graves.
A empresa revela que está em parceria com as fabricantes, cooperação necessária para manter o Android protegido de todas as formas possíveis.
Ecossistema Android está sendo fortalecido com segurança no firmware
Google começa explicando como um hardware de telefone ou tablet é, que é um System On Chip (SoC), que é um sistema de chips que contam com diferentes processadores, incluindo CPU, GPU, modem e mais.
Todas essas peças contam com firmware, que indica o que cada uma das partes pode fazer, o que é o básico do funcionamento.
Mas assim como o software, o firmware também pode apresentar falhas de segurança, que podem afetar gravemente o sistema e os dados dos usuários.
Para conter esse tipo de ameaça, o Google vem melhorando o sistema Android de diversas maneiras, colocando limites em alguns setores, para evitar que bugs possam ser utilizados como falhas graves, fortalecendo o hardware de ameaças perigosas.
Como as falhas de firmware são as mais graves, já que conseguem até mesmo ultrapassar as proteções do sistema, o Android vem ganhando várias habilidades de mitigações, além de contar com camadas adicionais de defesa em muitos setores.
Muitas vezes essas correções de segurança exigem uma troca por desempenho, mas o Google fala que está deixando tudo mais protegido, mas sem afetar a estabilidade e desempenho da plataforma do Android, o que significa um sistema rápido e seguro.
Para conseguir achar esses e outros bugs e falhas, o Google conta com um programa de recompensa para quem achar problemas de vulnerabilidade no Android e em seus outros produtos, algo que conseguiu aumentar a segurança no geral.
No Android 12 tivemos muitas melhorias que foram ainda mais otimizadas para o Android 13, caso do Rust, linguagem que é considerada segura para a memória, que deixou a plataforma do Android mais protegida, apresentando mudanças eficientes para proteção de problemas de memória.
Por fim, o Google ainda fala que está pronto para melhorar o sistema Android na questão da segurança, que está pronto para incentivar e ajudar os parceiros a terem uma versão mais protegida do sistema.
Fonte: Google