Samsung foi acusada de falsificar as fotos da lua tiradas em seus aparelhos, agora a empresa revela o segredo que acontece com a sua câmera no Galaxy S23 Ultra e em outros dispositivos da linha Galaxy nesta situação.
A descoberta é bem interessante, uma foto sem detalhes foi utilizada para enganar a câmera do Galaxy Note 20 Ultra, mas que também funciona no Galaxy S23 Ultra e outros modelos, assim comprovando a fralde.
Agora a Samsung detalha o funcionamento quase secreto da câmera em seu telefone Ultra da linha Galaxy S23 e de outros modelos, como a imagem da lua fica mais bonita, mesmo com poucos detalhes disponíveis nesses smartphones.
Samsung é acusada de falsificar fotos da lua em seu Galaxy S23 Ultra e em outros telefones
Através do Reedit, foi descoberto que a Samsung está falsificando as fotos da lua quando são tiradas com o Galaxy S23 Ultra e outros celulares da linha Galaxy S, algo bem inesperado.
As fotos da lua no Galaxy S23 Ultra sempre ficam em alta qualidade, mesmo se você estiver vendo o astro de muito longe e sem muitos detalhes, inclusive as fotos da lua aparecem muitas vezes no comercial dos celulares.
Para comprovar a fralde, o usuário ibreakphotos resolveu fazer um teste para ver como as fotos ficavam ou se estava sendo enganado de alguma forma.
Utilizando uma imagem de 170×170 pixel que possui desfoque e teve seus detalhes removidos, ele utilizando o Galaxy S20 Ultra para tirar uma foto da tela do seu computador, mas claro que de longe, para que o zoom fosse aplicado, como uma foto da lua seria tirada normalmente.
Ao tirar a foto, ele se surpreendeu com o resultado, a imagem desfocada se transformou em uma lua detalhada, mas como os detalhes surgiram, se eles foram removidos da imagem?
O usuário afirma que a Samsung está utilizando a inteligência artificial para colocar crateras e outros detalhes onde estão apenas borrões na imagem, além disso, ele diz que a IA foi treinada com um conjunto de imagens, que ao reconhecer a lua, coloca as texturas apropriadas em seu devido lugar.
Isso significa que as câmeras não estão processando a imagem e tentando melhorar com processamento de algum tipo, mas que a IA está colocando imagens com mais resolução sobre a lua, mas isso acontece apenas para a lua, outros objetos, pessoas e lugares, não sofrem dessa fraude.
Para testar se a sua teoria estava correta, o usuário ainda criou duas luas cheia, deixando uma por inteira e a outra dividida pela metade, o resultado é que o aparelho e software da Samsung só otimizaram a lua cheia, já que foi a única imagem que foi reconhecida como uma lua.
Samsung explica o segredo: como funciona as suas fotos da lua no Galaxy S23 e outros Galaxy S
Samsung começa explicando que a IA (inteligência artificial) começou a ser utilizada na linha Galaxy S10, algo que foi evoluindo com o tempo.
Já na linha Galaxy S21, a inteligência artificial trouxe o recurso “Otimização de cena”, que reconhece objetos e utiliza a IA para conseguir trazer melhores resultados na imagem tirada, nele que o segredo está escondido.
A empresa fala que em fotos com mais de 25x de zoom, temos o recurso Super Resolução, que quando o otimizador de cena está ativo, irá reconhecer a lua como um objeto, e através do mecanismo de aprimoramento de detalhes, o usuário terá uma imagem brilhante e clara.
Mas a Samsung fala que quando a opção de otimização de cena é desligada, a imagem da lua ficará borrada.
Em uma imagem, a Samsung detalha que os modelos Galaxy S20 ou superior e nos Galaxy Z Fold e mais recentes, possuem o otimizador de cena, que ele é alimentado com imagens da lua em todas as suas formas, o que no final é utilizada para trazer detalhes e melhor aparência na foto que o usuário está tirando.
O que isso significa? Na prática, que a Samsung está utilizando imagens que a inteligência artificial já possui em seu banco de dados, para quando uma lua é reconhecida, essas imagens sejam utilizadas para melhorar a imagem que o usuário está tirando, então podemos dizer que o usuário acaba sendo enganado com o resultado final.
Por fim, o otimizador de cena pode ser desativado a qualquer momento, algo que pode ser feita nas configurações da câmera.