O novo Snapdragon 7+ Gen 2 foi anunciado, chip se destaca pelas grandes melhorias no desempenho em comparação com o modelo anterior.
Qualcomm apresentou seu novo chipset para o mercado mundial de dispositivos intermediário, e ele está mais poderoso do que nunca.
Diferente do que seria esperado, o novo Snapdragon 7+ Gen 2 é uma grande evolução do Snapdragon 7 Gen 1, então as melhorias são bem interessantes em todos os setores.
Snapdragon 7+ Gen 2 tem muitas melhorias no desempenho
SoC Snapdragon 7+ Gen 2 está chegando com processo de fabricação de 4nm, conta com 8 núcleos, 1 núcleo poderoso Cortex-X2 com velocidade de até 2,91GHz, 3 núcleos de desempenho Cortex-A710 com 2,49GHz e 4 núcleos de economia de energia Cortex-A510 de 1,8GHz, esse novo conjunto traz melhorias de 50% no desempenho da CPU.
Em GPU, temos a Adreno (modelo não revelado), que conta com AVRS (Auto Variable Rate Shading), suporte para OpenGL ES 3.2, Vulkan 1.1, OpenCL 2.0 FP, mas se destaca por trazer 2x mais desempenho do que a Adreno do Snapdragon 7 Gen 1.
Para acompanhar essa performance, as fabricantes podem utilizar RAM LPDDR5 de até 3.200 MHz, deixando tudo mais rápido.
A tela traz suporte para taxa de atualização de até 120Hz e resolução QHD+ com HDR10+.
Já em câmeras, são até 200MP, capacidade de gravar em até 4K a 60fps, com HDR10+ ou HLG e traz otimizações para fotos em lugares com pouca luz.
Em redes e conectividade, o Snapdragon 7+ Gen 2 conta com rede 5G (download de até 4.4Gbps), Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3, NFC, GPS, GLONASS, NavIC, Beidou, Galileo, QZSS.
Para a bateria temos o carregamento com tecnologia Quick Charge 5. No áudio, temos os recursos Qualcomm aptX Adaptive, Qualcomm aptX Voice, Qualcomm aptX Lossless e Qualcomm Aqstic.
Por fim, a inteligência artificial e aprendizado de máquina também recebem melhorias de 2X a mais em comparação com o Snapdragon 7 Gen 1, trazendo muitos aprimoramentos e velocidade para os recurso de IA.
O motivo do nome Snapdragon 7+ Gen 2?
Como podemos notar, o mercado conta apenas com o Snapdragon 7 Gen 1 e Snapdragon 7+ Gen 2, o que fosse seguir o caminho dos Snapdragon 8 Gen 1 e Snapdragon 8+ Gen 1, teríamos que ter o modelo base, ou seja, o Snapdragon 7 Gen 2, mas ele não existe no momento, assim como o Snapdragon 7+ Gen 1 também não foi apresentado.
A Qualcomm revela que o símbolo de “+” indica que seu chip traz muitas melhorias em relação ao chip anterior, o símbolo também mostra que ele é o mais poderoso da sua linha.
No momento, não sabemos se o Snapdragon 7 Gen 2 ou o Snapdragon 7+ Gen 1 serão lançados no futuro, mas é algo que pode acontecer.
Lançamento
O Snapdragon 7+ Gen 2 estará disponível em alguns aparelhos no final deste mês, fabricantes como Redmi e Realme devem ser as primeiras a lançarem dispositivos com a novidade.