Recurso de bateria adaptável no Android é um recurso bem interessante com muitas vantagens, hoje iremos falar sobre essa função.
Claro que todo mundo quer que seu Android tenha uma grande duração de bateria, então para ajudar os usuários, o Google trouxe um interessante recurso para todos.
Isso significa que os usuários poderão aproveitar o dispositivo por um bom tempo, e claro, sem maiores preocupações com a duração da bateria.
Quando o recurso de bateria adaptável chegou ao sistema Android?
O Google trouxe a bateria adaptável no Android 9 Pie, novidade chegou prometendo muitas novidades e melhorias para o consumo de energia.
O recurso é um extra, que chega para melhorar a duração da bateria, para isso, precisa de alguns dias para aprender os hábitos da bateria, e assim, trazer otimizações.
Isso significa que os usuários que deixam a opção ativada, poderão contar um menor consumo de energia, permitindo que seus dispositivos fiquem ligados por mais tempo.
Como funciona a bateria adaptável no Android?
O seu funcionamento no lançamento era bem simples, aprender os hábitos dos usuários e criar otimizações que irão diminuir o consumo de energia do aparelho.
Para isso, é preciso de alguns dias para que o sistema e o recurso comecem a entender o seu estilo de uso, aplicativos e games que mais utiliza, quando carrega o seu telefone ou tablet e muito mais.
Tentando economizar bateria ao máximo, ele também consegue desativar recursos que não são utilizados e aprimora o desempenho, colocando mais apps na memória RAM, processo que exige menos do processador, o que ajuda a diminuir o consumo.
Quais otimizações e vantagens o recurso bateria adaptável traz para a economia de energia do Android?
Depois que aprende os hábitos dos usuários, a bateria adaptável entra em ação e começa a verificar os muitos processos e aplicativos que estão funcionando em segundo plano.
A intenção é descobrir os processos e aplicativos que não precisam funcionar a todo momento, desativando ou colocando em Stand-By, ou seja, deixando-os em suspensão ou em suspensão profunda.
Ao mesmo tempo, a bateria adaptável irá funcionar para controlar o desempenho do dispositivo Android, podendo reduzir um pouco a performance em algumas tarefas, o que muitos nem vão sentir no uso diário, mas a maior duração com uma única carga será algo que será sentida facilmente pelos usuários.
Como vantagem, temos menos processos funcionando, deixando o Android mais rápido e claro, aumentando da duração da bateria dos aparelhos.
Bateria adaptável é ativada por padrão
Como um recurso que traz mais benefícios do que problemas, ele é ativado por padrão em todos os Android, o que ajuda a melhorar a duração da bateria com uma única carga.
É esperado que o usuário não precise fazer nada, apenas consiga aproveitar o sistema e a função sem maiores preocupações.
Mas como é uma função, você pode ativar ou desativar quando quiser, o que é excelente para comprovar como o recurso te ajuda de várias formas diferentes.
Normalmente é possível ativar ou desativar a bateria adaptável em configurações, e logo depois na opção de bateria.
Deu problemas? Você pode desativar a bateria adaptável para aplicativos específicos
Nem toda função pode funcionar corretamente, podendo atrapalhar a forma como os aplicativos podem interagir e muito mais.
Nesses casos, desativar o recurso de bateria adaptável do Android, talvez, possa resolver alguns problemas, que no caso, na maioria das vezes, é algo relacionado a notificações não chegando.
Mas muitas vezes, o usuário quer apenas que o aplicativo funcione sem restrições e a todo momento, de qualquer forma, você pode desativar o recurso apenas para alguns apps que quiser, confira:
- Entre em “Configurações”
- “Aplicativos”
- Selecione o app ou game que preferir
- Agora selecione “Bateria”
Existe três opções, confira:
Não restrito
Permite que o aplicativo funcione da forma que quiser, sem qualquer limitação sobre o uso da bateria e de segundo plano.
Otimizado
É considerado o padrão do sistema para todos os aplicativos, com base no seu uso, o aplicativo é otimizado para gastar menos bateria, mas ainda irá funcionar como deveria na maioria das vezes.
Restrito
Quando o aplicativo está nesse modo, normalmente é quando ele não está sendo utilizado há muito tempo, então terá restrições para funcionar em segundo plano e deve ter suas notificações atrasadas.
- Agora só basta selecionar a melhor para seu uso, a recomendada é “Otimizado”, mas se acha que está acontecendo algum problema por causa da bateria adaptável, faça o teste com “Não restrito”.
Bateria adaptável é excelente para ajudar a economizar a bateria
Depois de tudo que falamos, podemos falar que a bateria adaptável no Android é um recurso que ajuda a economizar a bateria.
Quando ativada, a função fica de olho no que os aplicativos estão fazendo, ao mesmo tempo, presta atenção como o usuário utiliza o Android, assim fazendo escolhas de como os apps irão funcionar, e colocando restrições nos que são menos utilizados.
Já falamos nossas 9 dicas para economizar bateria, e a bateria adaptável poderia facilmente fazer parte, mas não citamos, já que é ativada por padrão e funciona de forma automática.