O Google Now Launcher ainda existe, mas ao que tudo indica, será por pouco tempo, já que ele deverá ser abandonado nos próximos dias.
Launcher estreou em 2013 e até agora era suportado pelo Google, mas agora completando 10 aos, deve ser abandonado pela empresa.
A descoberta foi feita analisando a mais recente versão do aplicativo do Google, que revela que a mudança que pode acontecer em breve.
Launcher Google Now será desativado em abril de 2023
Com o lançamento do Nexus 5, o Google Now Launcher estreou e até hoje funciona perfeitamente nos telefones que contam com a personalização.
O Google Now Launcher era encontrado até mesmo na loja Google Play Store para ser instalado em qualquer aparelho compatível, não se restringindo apenas aos aparelhos da linha Nexus.
Inclusive o launcher foi o responsável pelo recurso Google Now, que trouxe muitas inovações, como notícias, clima e muito mais para os usuários de diversas fabricantes.
Com a chegada dos Google Pixel, o Google Now Launcher foi deixado de lado pela empresa, que começou a apostar no Pixel Launcher.
Ao passar dos anos, o aplicativo Google começou a ser o responsável por atualizações do launcher, que até hoje ainda recebe algumas melhorias e otimizações.
Graças ao aplicativo Google em sua versão 14.14, de teste, indica que o Google Now Launcher irá parar de funcionar em abril e não estará mais disponível.
A empresa ainda afirma que quando o Google Now Launcher for desativado, o launcher padrão do telefone será ativado, e que o processo é automático, não exigindo interação do usuário.
Isso na prática, não deve afetar muitas pessoas atualmente, já que são poucos telefones e tablets que possui a personalização, todos nem recebem mais suporte das fabricantes.
Para quem não utilizar o Google Now Launcher, a novidade pode significar um espaço liberado no aplicativo Google, que curiosamente conta com ele por padrão, mas que precisa apenas do aplicativo do launcher para fazer a ativação.
O Google Now Launcher será desativado a qualquer momento neste mês de abril, e não poderá mais ser utilizado.
Fonte: 9to5google