O Android 13 está em muitos dispositivos, 12,1% dos aparelhos contam com o sistema, a causa do aumento pode ter sido por causa da Samsung.
Sabemos que a adoção de uma nova versão do Android pode ser lenta, mas este ano a Samsung e outras fabricantes surpreenderam ao trazer a atualização mais rapidamente.
Essa ação permitiu que mais aparelhos estejam com o novo sistema, então mais usuários estão com a versão mais atual e aproveitando os novos recursos e melhorias.
Android 13 está equipando 12,1% dos aparelhos atualmente
O Android 13 foi lançado em agosto de 2022, mas o sistema já está equipando boa parte dos aparelhos de muitas fabricantes, mostrando que as atualizações estão mais rápidas do que nunca.
Em janeiro de 2023, o Google revelou que o sistema Android 13 estava em 5% dos dispositivos que visitam a loja Google Play.
Agora o sistema mais do que duplicou a sua participação no mercado, o Android 13 está em 12,1% dos aparelhos que estão acessando a loja do sistema, um aumento bem significativo em pouco tempo.
O Android 12 no mesmo período tinha 18,9%, mas agora conta com 16,5%, o que indica que os aparelhos estão sendo atualizados para a versão 13, lembrando que esses números são de celulares e tablets equipados com o Android 12 e o Android 12L.
Outra queda acontece Android 8 Oreo, que caiu para 6,7%, mas anteriormente contava com 9,5%.
Mas o sistema mais utilizado no momento é o Android 11, que continua a equipar 23.5% dos dispositivos.
Lembrando que esses números são mostrados para os desenvolvedores no Android Studio, o que ajuda a prestar atenção em quais sistema é essencial trazer suporte, para que os apps consigam funcionar corretamente nas versões que mais possuem usuários atualmente.
Samsung pode ser a responsável pelo Android 13 estar em 12,1% dos dispositivos
Com a nova versão do sistema, a Samsung mostrou que realmente mudou no suporte de software, a empresa está atualizando diversos telefones e tablets para a versão mais recente do sistema.
Inicialmente a empresa trouxe a One UI 5 com o Android 13 para vários dispositivos suportados, até mesmo para os mais barato.
Mas logo depois a fabricante liberou a One UI 5.1 com o Android 13 para os celulares e tablets dos seus consumidores, novidade estreou na série Galaxy S23, mas em alguns dias, aparelhos mais antigos estavam recebendo a mesma versão do sistema.
Outras empresas também atualizaram os seus tablets e telefones, mas nada se compara a Samsung, já que a fabricante conta com muitos dispositivos e atualizou praticamente todos os suportados para o Android 13.
Fonte: 9to5google