Com o novo Wear OS 4, o Google também apresentou o formato Watch Face, que chega para criar mostradores no mais recente sistema para relógios inteligentes.
A intenção é realmente trazer um formato único para que os desenvolvedores possam criar os mostradores para os relógios e que eles sejam benéficos de diversas formas.
Uma das grandes vantagens do formato Watch Face para o Wear OS 4 é o consumo de energia, que será menor do que antes.
Google apresenta o formato Watch Face (Watch Face Format) para o Wear OS 4
O formato Watch Face (Watch Face Format) para o Wear OS 4 foi criado em parceria com a Samsung, e o Google fala que é uma nova maneira de criar mostradores de relógios para os smartwatches.
Watch Face Format é um formato XML declarativo para projetar a aparência e comportamento dos mostradores, então nenhum código executável é envolvido na criação, também não haverá nenhum código incorporado no APK do mostrador de relógio.
Para que tudo funcionar como deveria, o próprio Wear OS 4 será o responsável pela lógica e renderização dos mostradores do relógio, então desenvolvedores não precisam ter maiores preocupações com consumo de bateria e nem otimizações de código.
O mais interessante, é que os desenvolvedores realmente podem focar apenas na Watch Face para os smartwatches, já que o sistema será o responsável por trazer atualizações, correções, melhorias no desempenho e menor consumo de bateria, então a manutenção é muito baixa.
Com o Watch Face Format, os usuários poderão utilizar o editor de mostradores de relógio do Wear OS 4 e fazer suas próprias modificações, isso significa que não é precisar baixar editores para realizar ajustes nos mostradores que possui.
Outra novidade interessante no formato Watch Face, é que ele permite que os mostradores de relógios tenham animações, o que é perfeito para refletir mudanças de climáticas, atualizar passos e trocar as informações de forma mais suave na tela.
Os mostradores criados no Watch Face Format já podem ser publicados na Google Play Store, e já estarão prontos para os aparelhos futuros com Wear OS 4 que acessarem a loja.
Não deixe de conferir as novidades do Wear OS 4, nova versão do sistema dedicado para relógios inteligentes.
Fonte: Android Developers