O Google revelou novos recursos de acessibilidade para o Android, Wear OS, Maps e Chrome, funções devem ajudar muitos usuários.
A acessibilidade é essencial para integrar todas as pessoas na sociedade e na tecnologia, então é mais do que necessária em todas as áreas.
Então o Android, Wear OS, Maps e Chrome ficarão mais eficientes e trazem mais acessibilidade para os usuários que precisam de recursos uteis para melhorar a utilização.
Android recebe novos recursos de acessibilidade, inclusive IA
A inteligência artificial está chegando na acessibilidade do Android, o que permitirá através do Lookout, gerar descrições das imagens, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão possam descobrir o que está na tela.
Além disso, o Lookout está ganhando em teste um novo recurso de IA, chamado de “modo de perguntas e respostas de imagem”, em que o usuário poderá usar a voz para fazer perguntas do que está na foto, nesse caso, a pessoa está perguntando se o cachorro está brincalhão, e o Google responde que sim.
Outra novidade é a chegada do Live Caption, que gera legendas em tempo real com a ajuda da inteligência artificial, que chegará para mais pessoas, inclusive para tablets com Android.
Live Caption (legendas em tempo real) no verão dos EUA, trará mais novidades, começando por uma nova caixa de legendas otimizadas para tablets.
Será possível utilizar o Live Caption (legendas em tempo real) para chamadas, algo parecido com que a One UI 5 possui (Bixby Text Call “Chamada de texto Bixby”) em alguns poucos países, o que permite escrever em texto e o aparelho falar na ligação por você, além disso, temos suporte para o idioma alemão, francês e italiano, novidades que estão chegando ao Google Pixel 4 e 5, e para dispositivos Android adicionais como telefones Samsung Galaxy selecionados.
Google Maps destaca lugares acessíveis a cadeira de rodas
No Google Maps há tempos é possível conferir lugares acessíveis utilizando cadeira de rodas, o que indica que possui uma entrada acessível para as pessoas cadeirantes.
Agora a novidade é que o ícone de cadeira de roda está mais visível para todos no Google Maps, e na guia sobre, é possível conferir mais detalhes, se existem banheiros, estacionamento e assentos acessíveis.
O mais legal é que os usuários podem ajudar a colocar essas informações no Google Maps, indo até a guia sobre, selecionando “editar recursos” no Android ou “atualizar este lugar” no iOS.
Wear OS 4 terá muitas atualizações na acessibilidade
O Google destaca que o Wear OS 4 contará com muitas novidades na acessibilidade quando for lançado, que o sistema contará com atualizações interessantes para esse setor.
Mas que o Wear OS 3 já conta com acessibilidade aprimorada, o que inclui novos modo de som e exibição de itens na tela.
Acessibilidade do Chrome é aprimorada
Os usuários do Chrome estão ganhando uma melhoria na acessibilidade, agora a barra de endereço consegue detectar erros na digitação da URL, então começa a sugerir sites parecidos com o que você está digitando, recurso está disponível no computador, mas chegará ao Android nos próximos meses.
Já com o TalkBack, o Chrome de Android consegue gerenciar e organizar as guias, que serão mostradas em uma grade de guias com recursos adicionais, como ações de guias em massa, grupo de guias e reordenação das guias abertas.
Fonte: Blog Google