Os apps do Android que rodam no Windows 11 agora estão ganhando acesso aos arquivos que estão no computador.
Novidade chega para melhorar a vida dos usuários que poderão utilizar as redes sociais e muito mais, com uma experiência aprimorada.
Inicialmente, a novidade está disponível para os usuários de teste, mas no futuro, será liberada para todos que utilizam o sistema e possuem acesso ao recurso de utilizar apps do Android no Windows 11.
Acesso aos arquivos do computador é a novidade para os apps de Android no Windows 11
Microsoft revelou que os aplicativos de Android rodando no Windows 11 estão ganhando a capacidade de acessarem os arquivos do computador.
Novidade é interessante de diversas formas, e permitirá que os usuários aproveitem ainda mais as aplicações que estão disponíveis.
Isso significa que os usuários terão a capacidade de fazer download e upload de vídeos, imagens e o que mais precisar.
Como esperado, a liberação não é completa, a Microsoft colocou alguns limites, para que os seus dados sejam protegidos e os apps só consigam acessar o que você realmente quiser.
A equipe do WSA (Windows Subsystem for Android), que é o recurso que consegue rodar as aplicações de Android, revelou que apenas algumas pastas estão visíveis para os apps.
Pastas como imagens e documentos vem por padrão para o usuário, além disso, apenas pastas de usuário que poderão ser acessadas pelos apps, pastas que não são de usuário, nunca serão visíveis para as aplicações.
Essa limitação é para que os aplicativos não consigam acessar e nem modificar as pastas do sistema e nem causar problemas.
Os aplicativos de Android no Windows poderão acessar o armazenamento do computador no subdiretório “/sdcard/Windows”, que é o local que irá mostrar os arquivos disponível.
Para os arquivos serem acessados, o aplicativo precisa pedir autorização e o usuário tem que concordar, depois disso, é possível conferir os arquivos e o recurso de soltar e arrastar os arquivos para o app também irá funcionar.
A novidade está sendo liberada para os usuários de teste, mas a função chegará para todos no futuro.
Lembrando que o Windows Subsystem for Android agora utiliza o sistema Android 13 como base, o que aumentou a performance e trouxe mais recursos para quem precisa utilizar o sistema Android diretamente do computador.
Fonte: 9to5google