Nova lei da Europa exige que telefones e outros dispositivos móveis cheguem com bateria que deverão ser mais fáceis de serem trocadas a qualquer momento.
Atualmente as baterias estão bem escondidas e exigem que o usuário tenha as ferramentas e a habilidade correta para conseguir abrir o aparelho, trocar a bateria e fechar novamente o dispositivo.
Mas isso deve mudar, já que a nova lei quer que as baterias sejam facilmente trocadas pelos usuários, sem precisar de muita habilidade.
Bateria de telefone deverá ser mais fácil de ser trocada após lei aprovada na Europa
Antigamente, as baterias de telefones estavam disponíveis para serem trocadas de forma fácil, era apenas retirar a tampa traseira que o acesso para a bateria ser feito.
Mas hoje em dia, tudo mudou, a bateria está bem escondida, e o pior, as fabricantes utilizam cola na tampa, então o usuário precisa saber o que está fazendo para conseguir trocar a bateria e deixar a tampa no lugar correto.
Agora o Parlamento Europeu votou a favor de uma nova lei para as baterias, que chegará para trazer mais sustentabilidade, maior duração e melhor desempenho, inclusive as fabricantes terão que fazer mudanças para se adequarem a lei.
A mais importante para os usuários tradicionais é a parte que fala “Conceber baterias portáteis em aparelhos de modo a que os próprios consumidores possam facilmente removê-las e substituí-las”.
Isso significa que as fabricantes de smartphones, tablets, notebooks e outros, terão que arrumar um jeito de deixar as baterias disponível para acesso do consumidor, que poderá trocar a bateria quando quiser e sem dificuldades.
Com a lei aprovada, precisa ir para o diário oficial da União Europeia para começar a valer, no caso da troca de bateria pelo próprio consumidor, as fabricantes ainda terão até 2027 para se adequarem a lei e fazer as mudanças pedidas.
Lei da União Europeia para USB Tipo-C em dispositivos móveis começa a valer em 2024
Em 2022, a União Europeia começou a exigir porta USB Tipo-C para dispositivos móveis, então os consumidores e o meio ambiente serão impactados beneficamente.
Tablets, celulares, câmeras digitais, leitores digitais, consoles portáteis, fones de ouvido, teclado, mouse e sistema de navegação precisam utilizar a USB Tipo-C como entrada padrão até 2024, a exceção é para computadores portáteis, que possuem um tempo extra de 16 meses a mais para entrar no padrão.
Assim como a bateria, a exigência da entrada USB Tipo-C chega para diminuir a quantidade de lixo eletrônico, permitir maior compatibilidade entre aparelhos, não exigindo que os usuários tenham diversos cabos e carregadores para carregarem seus dispositivos e muito mais.
Fonte: Europarl