Fabricante Nokia revelou o G42, primeiro celular que é reparável pelo próprio usuário, algo que muitas pessoas irão gostar.
Com o foco da tecnologia mudando para o meio ambiente, as empresas estão aos poucos trazendo melhorias e fácil acesso a peças de reposição, algo que a Samsung já faz.
Agora é a vez da Nokia, que com o G42, começa a disponibilizar peças para que os próprios usuários possam fazer o conserto pagando pouco e sem precisar de um especialista.
Nokia G42 é o primeiro telefone da fabricante que pode ser reparado pelo usuário
Para esse feito, a Nokia revelou que fechou uma parceira com iFixit, que é conhecido por mostrar telefones sendo desmontados e montados, além de fornecer guias para reparos e até mesmo vender peças para diversos aparelhos.
O Nokia G42 é o primeiro telefone da fabricante que chega com esse diferencial, permitindo que o próprio usuário possa consertar e trocar as peças que precisa.
Atualmente são três peças que estarão disponíveis para os usuários, a tela que tem o custo de 50 euros, a bateria com o valor de 25 euros e a porta de carregamento, que é vendida por 20 euros, todos contam com explicações detalhadas do que é preciso e de como fazer o conserto e/ou a troca dos itens.
Lembrando que o Nokia G22 também faz parte dessa estratégia da fabricante, então ele também conta com peças sendo vendidas a parte para que o próprio usuário faça o conserto quando precisar.
Nokia G42 é lançado e conta com Snapdragon 480+
O novo Nokia G42 conta com uma tela IPS de 6.56 polegadas, a resolução é HD+, traz entalhe no topo, taxa de atualização de 90Hz e possui proteção Gorilla Glass 3.
Como falamos, o processador é o Snapdragon 480+, que traz excelente desempenho para as tarefas diárias e ainda permite se divertir em alguns jogos, os consumidores irão encontrar versões de 128GB com 4GB ou 6GB de RAM.
A câmera frontal é de 8MP, já na traseira, temos um trio, a principal possui 50MP, e temos outras duas de 2MP, uma para macro e outra para profundidade.
A bateria é de 5.000 mAh e chega com carregamento rápido de 20W, em duração, a promessa é que o Nokia G42 fique ligado por até 3 dias em uso misto, sobre a vida da bateria, empresa fala que ela irá manter 80% da carga original após 800 ciclos de carregamento e tem acesso facilitado para a troca.
No Nokia G42 ainda iremos encontrar suporte para rede 5G, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.1, rádio FM, entrada padrão para fone de ouvido, proteção IP52, leitor de digital na lateral e o sistema Android 13, que chega com garantia de atualização por 2 anos e 3 anos de atualizações de segurança.
Nokia G42 Especificações
- Tela IPS de 6.56 polegadas com resolução 1612 x 720 no formato 20:9, taxa de atualização de 90Hz e proteção Gorilla Glass 3
- Processador Snapdragon 480+ de 8 núcleos com velocidade de até 2.2GHz e GPU Adreno 619
- Memória interna de 128GB com entrada para cartão microSD e 4GB/6GB de RAM
- Câmera traseira tripla, são 50MP com abertura f/1.8 + 2MP para macro + 2MP para profundidade
- Câmera frontal de 8MP
- Wi-Fi 6, Bluetooth 5.1, GPS, GLONASS, Galileo, BDS, USB Tipo-C, entrada padrão para fone de ouvido, rádio FM, IP52, leitor de digital na lateral e tecnologia de rede 5G com entrada para dois chips do tipo Nano-SIM
- Bateria de 5.000 mAh com carregamento rápido de 20W
- Android 13 com atualização garantida para o Android 15 e três anos de atualizações de segurança.
Lançamento e Preço
Nokia G42 começou a ser vendido em partes da Europa, e está chegando na região com 128GB de armazenamento interno e 6GB de RAM pelo valor de 249 euros.