Android 14 acaba de ser lançado pelo Google, novo sistema chega com muitos recursos, aprimoramentos e novidades.
Com o Android 14 Beta 5 marcando a última versão de teste, agora temos o substituto oficial do Android 13, que traz muitas melhorias.
Como esperado, a nova versão do sistema traz mais segurança, aumenta a duração de bateria, tem melhor acessibilidade e muito mais.
Confira as novidades em design e personalização
No visual, o Material You do sistema Android 14 foi aprimorado, trazendo mais cores e deixando tudo mais pessoal, o que inclui suporte para cores fortes e chamativas.
Agora existe um tema monocromático, que traz uma experiência única para os usuários, algo que ainda não tinha sido visto no Android.
Temos muitas novidades no Android 14 para a personalização, o Generative AI wallpaper permite criar papel de parede utilizando a inteligência artificial, basta descrever a imagem, que ela será gerada para o seu papel de parede.
Papel de parede pode ser criado com emoji, basta selecionar os emoji, cores e o padrão, você terá uma imagem única.
Ainda no mesmo setor, temos o papel de parede cinematográfico, que com aprendizado de máquina, deixa a sua imagem em 3D, algo que é visto inclinando o telefone ou desbloqueado o aparelho.
A tela de bloqueio foi aprimorada para personalização, temos relógios de diversos formatos, os atalhos são mais úteis, permitindo colocar lanterna, leitor de QR Code e muito mais.
Para tablets, temos novas fotos para perfil, o que é excelente, já que muitas pessoas podem utilizar o mesmo aparelho.
Sistema possui muitas melhorias
Em câmera, temos suporte para Ultra HDR, que permitirá reter mais informações dos sensores ao tirar fotos, trazendo imagens com mais brilho e contraste.
O suporte para HDR de 10 bits é outra novidade, trazendo faixa dinâmica padrão para fotos no formato JPEG.
Áudio sem perdas será possível via USB, o Google está trabalhando para o recurso funcionar em muitos aparelhos de diversos fabricantes.
As canetas recebem aprimoramentos no Android 14, assim como os teclados, então usuários podem utilizar teclas de atalhos, e muito mais.
Modo de economia de bateria está mais eficiente, agora escure o papel de parede, para conseguir fazer a bateria durar o maior tempo possível.
Os aplicativos em primeiro plano estão ganhando mais restrições do sistema, isso também afeta transmissões internas e alarmes, essas mudanças chegam para fazer a bateria durar mais tempo, mas sem afetar o uso dos apps.
Para as aplicações em segundo plano, o gerenciamento de memória trouxe otimizações, para que os apps não sejam interrompidos, mas funcionem apenas quando realmente for preciso, o que acaba aumentando a duração da bateria.
Pensando em desempenho e bateria, o Android 14 não permite a utilização de apps Task Killer, que matam outros apps para liberar a RAM, mas acabam atrapalhando de diversas formas, a recomendação é seguir nossas dicas para deixar o Android mais rápido.
As lojas de aplicativos de terceiros recebem melhor integração no sistema, permitindo que essas lojas utilizem recursos conhecidos da Google Play Store, como atualizações em horários que o aparelho não está sendo utilizado e muito mais.
Sistema continua a melhorar o suporte para vários tipos de telas, ele pode ser utilizado sem maiores problemas em telefones, tablets e celulares dobráveis, se adaptando ao tamanho e formato da tela.
Idiomas nos aplicativos ficou mais fácil para serem definidos, permitindo que os usuários selecionem em poucos passos, a linguagem que o sistema e as aplicações terão, lembrando que os app podem ter seu idioma definido diferente do idioma do sistema.
Além do idioma, temos o novo menu de preferencias regiões, que permite selecionar com a temperatura será mostrada (Celsius ou Fahrenheit), qual é o primeiro dia da semana e mais, essas informações poderão ser utilizadas por apps, o que irá trazer uma experiência mais pessoal.
Praticamente todas as notificações podem ser descartadas, as exceções são as notificações de política do dispositivo e de política do sistema.
Os volumes de toque de chamadas e toque de notificações finalmente são separados, permitindo que os usuários tenham controle sobre o volume individual de cada um deles.
Muitos novos recursos
Novo menu de aplicações mostra os apps que foram instalados em segundo plano, inclusive os aplicativos das fabricantes, operadoras e até malwares, permitindo que você possa desinstalar os itens que não usa ou que não foi você que instalou.
Gerenciamento de chaves de aceso (PassKey) no Android 14 poderá ser feita por aplicativos de terceiros, trazendo mais comodidade para os usuários, que podem selecionar a melhor aplicação para ter suas chaves de acesso.
Usuários podem utilizar a tela ou o flash LED para notificações, a função está em acessibilidade, quando ativada, permitirá utilizar a tela ou o flash da câmera para notificações.
Desbloqueio por PIN fica mais rápido, agora é possível apenas digitar o Pin, se estiver correto, o desbloqueio acontece automaticamente, sem precisar apertar no “Ok”.
O Health Connect (Conexão Saúde) agora faz parte do sistema, isso significa que não é mais preciso instalar o app para que permite transferir seus dados de saúde entre apps compatíveis.
Entrando em “Configurações”, “Sobre o telefone” e selecionado o modelo, é possível ver o ano de fabricação do seu dispositivo.
Segurança e privacidades são aprimoradas
Segurança é reforçada, permitindo apenas a instalação de APKs que foram desenvolvidos para o Android 6.0 Marshmallow (API23) ou superior, já que versões mais antigas são utilizadas para enganar o sistema e instalar ameaças escondidas.
Os aplicativos irão informar quando compartilham seus dados de localização com terceiros, e quando essa política sofrer mudanças, os usuários serão notificados.
A privacidade dá um passo adiante e traz novas permissões para fotos e vídeos, quando os apps pedirem permissão para acessarem um dos dois itens, os usuários poderão dar permissão completa, selecionar apenas algumas fotos ou não dar a permissão.
Android 14 está evitando a leitura de tela por malwares, algo que é feito utilizando a acessibilidade, com a desativação da leitura de tela, fica mais difícil roubarem seus dados.
Traz mais acessibilidade
Novo sistema está trazendo acessibilidade melhorada para os usuários que precisam, a primeira otimização acontece no dimensionamento das fontes, que passou de 130% para até 200%, além disso, o texto fica mais legível sempre que possível, já que o recurso está mais eficiente e inteligente.
Serviços de acessibilidade estão mais privados, o sistema protege os dados dos usuários, como senhas e informações pessoais, ao mesmo tempo, impede ações involuntárias, evitando realizar ações sem querer.
Android 14 já está disponível
O Android 14 começou a ser liberado hoje, a nova versão do sistema está chegando primeiro para os aparelhos da linha Google Pixel 4a ou mais recente.
Diversas fabricantes já estão testando a versão em seus telefones, então muitos deles deverão ser atualizados oficialmente até o final do ano.