One UI 5.1 chegou e sem muito alarde, conta com conversor de SIM para eSIM e transferência de eSIM entre os Galaxy compatíveis.
Novidade é de grande ajuda na hora de passar de um chip físico para um virtual ou ao mudar de aparelho, e o melhor, sem precisar da operadora.
Inicialmente disponível apenas para aparelhos de uma operadora dos EUA, a novidade começou a ser liberada em outras partes do mundo.
Chip físico para virtual
Com a One UI 5.1 sendo liberada para os tops de linha da Samsung, eles estão recebendo novidades interessantes.
Uma delas é a capacidade de converter um SIM (chip físico da operadora) para eSIM (chip virtual) o que irá ajudar os consumidores.
Para quem não sabe, fazer a mudança de um chip físico para um virtual, muitas vezes envolve ir à operadora e ter que passar pela parte chata de esperar o atendimento, a boa vontade dos atendentes te ajudarem e mais.
Mas nos aparelhos Galaxy compatíveis, a mudança pode ser feita apenas com uma nova opção, ao converter de físico para o virtual, o chip do dispositivo pode ser removido, já que os dados estarão armazenados no próprio telefone.
Em sua página de ajuda, a Samsung ensina como fazer a transferência de SIM para eSIM, o que pode ser feito indo em “Configurações”, “Conexão” e “Gerenciador de chip”.
A compatibilidade do recurso irá depender da região, os Galaxy S24, S24+, S24 Ultra, Galaxy S23, S23+, S23 Ultra, Galaxy S22, S22+, S22 Ultra, Galaxy S21, S21+, S21 Ultra, Galaxy Z Fold 5, Flip 5, Galaxy Z Fold 4, Flip 4, Galaxy Z Fold 3, Flip 3, Galaxy Note 20, Note 20 Ultra, Galaxy A55, A54, A35, Galaxy Xcover 7, Galaxy Tab S9, Tab S9+, Tab S9 Ultra, Galaxy Tab S9 FE, Tab S9 FE+ e Galaxy Tab Active 5 são compatíveis no momento.
Ao trocar de aparelho, fica mais fácil levar o eSIM nos Samsung
A função de transferência de eSIM já estava disponível nos EUA, algo que começa a chegar em outras partes do mundo.
Para a linha Samsung Galaxy, a novidade poderia ser utilizada apenas na operadora Verizon, mas a nova atualização One UI 5.1 está trazendo a função para mais dispositivos de outras regiões.
Nos aparelhos com a função liberada, os usuários podem fazer a transferência de chip virtual a qualquer momento, sem precisar ir à operadora, o próprio sistema irá se encarregar do processo.
Ao que parece, a única limitação é que a função só irá funcionar de Galaxy para Galaxy, então no momento, não é um recurso global, que permite trocar para aparelhos de qualquer fabricante.
Mas de qualquer forma, o Android está trabalhando na transferência de eSIM, que irá utilizar um código QR na hora de trocar de celular.
Fonte: Twitter