Com a nova versão de teste, foi revelado que o Android 14 permitirá que os usuários forcem os aplicativos a funcionarem em tela cheia.
Atualmente o Google está recomendando que os desenvolvedores tragam suporte para as grandes telas, o que é encontrado em tablets e dispositivos dobráveis.
Mas nem todos os apps recebem esse suporte, então o Google está trazendo uma solução alternativa para essas aplicações.
Ferramenta tenta otimizar os aplicativos para telas grandes
Graças aos novos Google Pixel Tablet e Google Pixel Fold, esse último, o primeiro dobrável da empresa, o Google está trabalhando mais do que nunca no suporte para as grandes telas.
A empresa já está pedindo para os desenvolvedores focarem nas grandes telas, o que irá trazer mais comodidade para todos os usuários, desde as pequenas até as gigantes telas.
Claro que o suporte dos desenvolvedores nem sempre é rápido, mas desde o Android 12L, o Google vem dizendo que as telas grandes são o futuro, e que os consumidores desses dispositivos querem uma experiencia aprimorada.
Com a demora, o Google resolveu criar sua própria ferramenta para otimizar os aplicativos que não ficam bons em telas grandes por serem projetados apenas para telefones.
O recurso proporção de tela chegou com o novo Android 14 QPR1 Beta 1 e os usuários do teste podem utilizar a função se possuírem um Google Pixel Fold ou Google Pixel Tablet.
A opção está em “Configurações”, “Aplicativos”, “Proporção de tela” e os usuários terão três opções, tela cheia, formato 4:3 e 16:9.
Quando ativado, o aplicativo é esticado para ficar compatível com o tamanho da tela, isso significa que ele irá ocupar o tamanho completo do display, o que muitas vezes fica melhor do que o visual para telefone.
Curiosamente, no caso do Instagram, ao ativar essa opção, alguns usuários estão visualizando o design para tablet que estava disponível para o Galaxy Z Fold 5.
O recurso de proporção de tela do Android 14 QPR1 Beta 1 chegará aos Google Pixel Fold ou Google Pixel Tablet, mas não sabemos se a função chegará em outros aparelhos equipados como Android 14.
Fonte: Developer Android