Alguns telefones Samsung Galaxy contam com recurso que permite se transformarem em um carregador sem fio para compartilhar a bateria a qualquer momento.
Hoje iremos falar um pouco dessa função, que poderá te ajudar em diversos momentos, permitindo utilizar seu celular para carregar outros aparelhos.
A função irá permitir carregar quase qualquer aparelho que tenha a certificação Qi, que é amplamente utilizada em diversos dispositivos atualmente.
Como ativar o recurso e carregar outro dispositivo utilizando o seu Samsung
Ativar o recurso de carregamento reverso sem fio Wireless PowerShare é bem simples e rápido, confira:
- Entre em “Configurações”
- Agora aperte em “Assistência do aparelho e bateria”
- Selecione “Bateria”
- Desça a tela para encontrar a opção “Wireless PowerShare”, selecione a porcentagem de bateria para se desligar sozinho e ative o recurso.
- Com a função ativada, você sempre receberá uma notificação quando um aparelho foi conectado ou removido, permitindo saber se tudo está funcionando como deveria.
O tutorial foi feito em um Galaxy S23+ com a One UI 5.1.1, então algumas opções podem mudar de lugar em versões mais recentes ou antigas.
O que é o Wireless PowerShare?
Esse é o nome do recurso da Samsung que está em seus dispositivos que contam com a capacidade de carregamento sem fio.
O Wireless PowerShare é conhecido como carregamento reverso sem fio, que como o nome próprio nome já diz, permite carregar outros aparelhos quando necessário.
O recurso vem desligado por padrão em todos os modelos, podendo ser ativado e desativado a qualquer momento.
Como funciona o carregamento reverso?
Também chamado de carregamento entre dispositivos, o carregamento reverso permite que você carregue outro aparelho utilizando a bateria do seu celular.
Com a função ativada, o funcionamento é bem simples, basta encostar a traseira dos dois dispositivos, fazendo com que a bobina de carregamento sem fio de ambos fique uma perto da outra para o carregamento começar.
Como esperado, a bateria do telefone será compartilhada com os outros dispositivos, assim que chegar na quantidade de energia que você precisa, basta separar os aparelhos para cancelar o carregamento sem fio.
Claro que também existe a versão com fio, que exige um cabo para a transferência de energia.
Existem alguns limites para a utilização?
Sim, a Samsung revela que o Wireless PowerShare irá funcionar quando a bateria do telefone estiver com uma boa quantidade de carga.
Por padrão, para o funcionamento, o telefone terá que possuir pelo menos 30% de bateria, mas o usuário pode alterar esse valor para um valor maior, nunca menor que 30%.
Quando o celular chegar em 30%, o carregamento entre dispositivos é desativado automaticamente, e não será possível ativar até carregar o telefone.
A outra limitação é sua compatibilidade, que irá funcionar apenas com aparelhos e acessórios que possuem suporte para a tecnologia de carregamento sem fio Qi, que é amplamente utilizada por muitas fabricantes.
Aparelhos que podem ser carregados dessa maneira
Como falamos, o carregamento sem fio será compatível com diversos acessórios e aparelhos que estão no mercado.
A Samsung fala claramente que o carregamento reverso sem fio pode ser utilizado para carregar outro telefone, fones de ouvido sem fio, relógios inteligentes e outros dispositivos que utilizam a tecnologia.
Mas a velocidade de carregamento irá variar conforme o celular que está sendo utilizado e o aparelho que está sendo carregado.
Que telefones possuem o Wireless PowerShare da Samsung?
A tecnologia Wireless PowerShare foi lançada junto com a linha Galaxy S10, desde então, ela é incluída em aparelhos top de linha da empresa.
Isso significa que os Galaxy Note 10 ou superior, Galaxy S10 ou mais recente, Galaxy Z Flip 3 ou mais atual e Galaxy Z Fold ou mais moderno, possuem a tecnologia de fábrica.
Mas como falamos, a função é desativada, e precisar ser ativada para ser utilizada quando preciso.
Como melhorar o carregamento sem fio reverso?
Algumas vezes, pode ser comum que o carregamento sem fio reverso não funcione como deveria ou apresentar alguns problemas, mas a soluções são bem simples.
O primeiro passo é ajustar corretamente os dispositivos, para que suas bobinas de recebimento de energia fiquem uma em cima da outra, o que irá garantir o carregamento.
Também é recomendado que os dois aparelhos estejam limpos, já que poeira, água e outros, podem atrapalhar.
Por fim, pode ser necessário remover a capa dos dispositivos, já que dependendo da sua grossura, poderá interferir no carregamento sem fio.
Carregamento sem fio reverso é bem interessante pode te ajudar muitas vezes
Como podemos ver, o recurso Wireless PowerShare é muito eficiente, permitindo carregar sem fio outros aparelhos que você possui.
Essa função te ajudará muitas vezes, permitindo que você carregue seu fone de ouvido sem fio ou seu relógio inteligente quando precisar de uma carga extra para durar até o final do dia.
Claro que também poderá carregar outros telefones, o que será bem interessante se outras pessoas precisam de um pouco de bateria extra ou você conta com dois dispositivos.
De qualquer forma, saber utilizar o carregamento sem fio poderá te ajudar quando mais precisar de bateria, mantendo seus acessórios e telefones carregados quando preciso.