Aplicativo de câmera do Google perdeu o recurso para criar fotos em 360 graus, função era bem interessante para alguns poucos usuários.
Com os novos Google Pixel 8 e Pixel 8 Pro, os consumidores estão recebendo muitas melhorias, principalmente no setor de câmeras.
Mas com a atualização mais recente, os usuários estão perdendo uma função, que ao que tudo indica, não deveria estar sendo muito utilizada.
App perde modo Photo Sphere
Lançado com o Nexus 4, que também foi conhecido como Galaxy Nexus no Brasil e em outras regiões, a função de imagens em 360 graus (modo Photo Sphere) trouxe novas formas de utilizar a câmera do seu telefone.
Agora em 2023, o aplicativo Câmera do Google é chamado de Câmera Pixel e está perdendo o recurso de criar fotos em 360 graus, pelo menos nos novos Pixel 8 e Pixel 8 Pro.
Tudo indica que o recurso não era muito utilizado pelos usuários, então está sendo abandonado de vez pela empresa, que poderá focar em muitas outras inovações nos novos celulares.
Para quem nunca usou, criar imagens em 360 graus é algo que pode ser bem interessante em situações únicas, como por exemplo, querer mostrar o visual de um ambiente de forma completa.
A sua utilização era bem simples, mas muito demorada, o usuário precisava manter o telefone parada para iniciar a captura, logo depois, é necessário ir aprontando a câmera para os pontos da tela, isso é feito lateralmente e mais tarde, na parte superior e inferior.
Como resultado de todas essas fotos, é criada uma grande imagem em 360 graus, que permite visualizar tudo o que está ao redor, os usuários podem inclusive ficar movimentando a foto para ver todas as partes em detalhe.
Com a remoção do recurso, os usuários podem facilmente encontrar outro software e ter basicamente o mesmo resultado.
Curiosamente, a mais recente atualização do aplicativo Câmera Pixel que remove as imagens em 360 graus está disponível apenas para os aparelhos com o Android 14 ou superior, então telefones e dispositivos com o Android 13 ou inferior, não devem perder o recurso.
Ao que parece, apenas os aparelhos da linha Google Pixel 8 estão sendo afetados por essa remoção no momento, mas o mesmo pode acontecer com os modelos anteriores em breve.
Fonte: Androidauthority