Recurso de áudio USB sem perdas chegou com o Android 14 e em breve estará disponível em telefones, começando pelos do próprio Google.
Anunciado com o Android 14 Beta 2, o áudio USB sem perdas é uma função muito interessante para os amantes da música.
Mesmo com o suporte no sistema Android, ainda é preciso que as fabricantes tragam suporte para seus aparelhos, algo que deve acontecer em breve.
Áudio USB sem perdas estará em telefones Android em breve
Dave Burke, vice-presidente de engenharia do Google, no Reddit, trouxe algumas informações interessantes sobre o novo recurso de áudio do sistema mais recente.
Ele começa afirmando que está muito entusiasmado com o recurso, depois fala do funcionamento, e por fim, revela que o suporte precisa ser no nível do sistema, diretamente nos dispositivos das fabricantes e no aplicativo que irá reproduzir o som.
No sistema, o suporte já está completo, o Android 14 permite o uso do áudio USB sem perdas, isso é um grande passo.
Agora, as fabricantes precisam trazer suporte para essa função, nesse caso, ele fala que espera que os Pixel 8 e Pixel 8 Pro sejam os primeiros a permitir o uso do recurso, mas que outras fabricantes já estão fazendo a mesma implementação.
Por fim, ela ainda afirma que os aplicativos precisarão utilizar a API de áudio sem perdas para que todo o resto consiga fazer aproveitamento do recurso.
Com o suporte de aparelhos e de aplicativos, o Android 14 permitirá que os usuários possam aproveitar o áudio sem perdas, pelo menos na USB.
No momento, ainda não temos estimativa de quando o recurso de áudio USB sem perdas será liberado, mas o Google tinha revelado que estaria disponível até o final do ano.
Novidade irá trazer som mais limpo e sem mixagem
Para quem ainda não conhece, o Áudio USB sem perdas é uma grande novidade do sistema Android 14, recurso chega para trazer som mais limpo e sem mixagem para os usuários em geral.
Com o sistema, um aparelho suportado e com um aplicativo utilizando a API, o usuário terá acesso ao “som perfeito” sem que qualquer mixagem, processamento ou outros itens que modificam o som e atrapalham.
Como o nome já diz, o recurso irá exigir um fone de ouvido com USB (normalmente telefones possuem USB Tipo-C), então os acessórios sem fio não conseguem aproveitar a novidade.
Em resumo, isso significa que com o recurso, o som chegará ao usuário e seu fone de ouvido da forma que foi feito, trazendo com áudio mais limpo e sem ser afetado por mixagem, processamento e outros.
Fonte: Twitter