Google Maps, pesquisa, Chrome, assistente e câmera estão recebendo acessibilidade melhorada, cada um traz novidades únicas que irão ajudar os usuários que precisam.
O Google começa falando que o sistema Android 14 e Wear OS 4 contam com muitas novidades para a acessibilidade dos usuários.
Mas agora a empresa está trazendo recursos diretamente em seus aplicativos, que permitirá que os usuários tenham muitas facilidades no dia a dia.
Google Maps ganha mais recursos de acessibilidade
A partir de agora, o Google Maps consegue mostrar as melhores rotas acessíveis, permitindo que as pessoas de cadeira de rodas, com bagagens ou carrinhos de bebê, possam encontrar um caminho sem degraus
As empresas podem colocar no mapa que são acessíveis para cadeirantes, o símbolo de cadeira de roda indica que possuem banheiros acessíveis, estacionamento, assentos ou entrada sem degraus.
Ainda este ano, o Android receberá o Lens in Maps, que será de grande uso para quem possui baixa visão ou é cego, o recurso estará disponível no ícone de câmera na barra de pesquisa, e em conjunto com o leitor de tela, você apontará a câmera e terá feedback de áudio que irá trazer informações úteis de lugares, distância e muito mais.
Pesquisa no Chrome é mais acessível
A parte de hoje, o um novo recurso de acessibilidade está sendo expandido para mais usuários do Chrome no Android e iOS.
Os usuários do Chrome terão detecção de erros de digitação, que irá mostrar sugestões com base no que você está escrevendo na hora de pesquisar.
Isso significa que a pesquisa tentará entender o que você está escrevendo e tentará corrigir, fazendo com que você consiga os resultados de forma mais rápida e eficiente.
Acessibilidade do Google Assistente utiliza blocos em rotinas
Agora o Google Assistente se inspira no Action Blocks, trazendo novidades na acessibilidade em rotinas.
Os usuários podem facilmente criar rotinas com blocos de atalhos, esses blocos podem ser personalizados com imagens e de vários tamanhos.
Blocos são excelentes para todos os usuários, principalmente para os que possui deficiências e diferenças cognitivas, permitindo que façam ações com um toque e como os botões podem ser de diversos tamanhos, a ativação será sem maiores esforços.
Câmera dos Pixel ganham lupa e melhorias na ajuda para tirar fotos
O aplicativo Lupa foi lançado, ele permite utilizar a câmera do Pixel 5 ou superior para te auxiliar em tarefas que os itens não estão visíveis para você.
Com a Lupa, você pode ler textos, ver sinais de rua, ampliar para ver itens de longe, mas o destaque é que será possível colocar filtros, ajustar a cor, contraste e o brilho, assim deixando o conteúdo mais visível para você.
Já o recurso Guided Frame (moldura guiada), que ajuda as pessoas com deficiência na visão ou cegas, a tirarem selfie de si mesmo, a função dá feedback de áudio e vibra para avisar que o rosto está enquadrado corretamente.
O recurso foi melhorado e consegue utilizar a câmera frontal e a da traseira, então agora os usuários podem utilizar a função para tirar fotos de documentos, de comidas, de animais e muito mais.
Esse último recurso está disponível para a linha Pixel 8, mas chegará nos Google Pixel 6 ou superior este ano.
Fonte: Blog Google