Em entrevista, foi revelado que Google foca na qualidade a cada versão do Android, que esse é o recurso número um para o sistema.
Empresa quer deixar cada vez mais o sistema otimizado em todos os setores, trazendo aprimoramentos que irão fazer diferença para os usuários.
Podemos traduzir que a cada nova versão do Android, a equipe aumenta a qualidade do sistema, deixando mais rápido e eficiente onde precisa.
Sistema Android a cada versão chega com mais atributos positivos
Diferente do que muitos podem pensar, os novos recursos não são os primeiros itens para o novo sistema, mas sim a qualidade do Android, que é o foco principal.
Dave Burke, vice-presidente de engenharia para Android, foi entrevistado e trouxe algumas informações importantes.
Ele começa revelando que o recurso número um para o sistema Android é a qualidade, ainda descreve mais o seu pensamento:
“Se você pensar sobre o quanto dependemos de nossos dispositivos e o quanto os usamos [em] um dia, é realmente importante que o dispositivo funcione muito, muito bem. Muito, muito confiável. O mais alto desempenho, a mais alta fidelidade.”
Equipe do Android conta com muitas métricas, e a cada nova versão do sistema, elas precisam ser superadas, o que garante novo SO com qualidade superior ao anterior.
Para conseguir melhorar o sistema, a equipe mudou um pouco a forma de desenvolvimento, que ao invés de focar em tudo ao mesmo tempo, fez várias divisões internas, isso significa que muitas coisas são melhoradas antes mesmo que o SO mais recente realmente seja liberado para testes.
Android 14 chegou com grande foco em desempenho
Agora o Dave Burke fala um pouco do Android 14, que trouxe grande foco no desempenho, mas isso não foi algo muito citado pelo próprio Google.
Equipe de desenvolvimento não falou o suficiente sobre o desempenho, afirma Dave, que agora traz uma informação bem interessante:
“Fizemos muito trabalho para reduzir a atividade da CPU de aplicativos em segundo plano, e o resultado é que há 30% menos partidas a frio agora no Android 14. Cold starts são quando você tem que literalmente ler as páginas de código fora do flash e lê-los na memória antes de executá-los. Uma redução de 30% é bastante dramática, e você sente isso como usuário.”
Na vida dos usuários, isso significa que o Android 14 está mais inteligente, deixando aplicativos na memória RAM para iniciarem mais rapidamente, ao mesmo tempo, que evita o alto uso da CPU para essa tarefa, o que acaba gerando uma economia de bateria.
E a afirmação não poderia estar mais do que correta, já que com o Android 14, donos dos Pixel 6 e Pixel 7 viram melhorias na bateria e diminuição no problema de aquecimento.
Fonte: 9to5google