Google está trabalhando para que os fones de ouvido com ANC consigam fazer a medição de frequência cardíaca, algo que tem um grande potencial.
Atualmente a tecnologia está em desenvolvimento, mas a intenção é que seu funcionamento possa acontecer em fones ANC de qualquer marca.
Novidade permitirá que os usuários de fones com cancelamento de ruido ativo possam utilizar os acessórios para cuidar mais da saúde.
Tecnologia do Google quer transformar fones ANC em medidores de frequência cardíaca
Conhecida como APG (tecnologia de audioplestismografia), essa tecnologia faz o uso de sinais de ultrassom de baixa intensidades, que são emitidos pelos fones de ouvido pelos alto-falantes.
Os microfones com a tecnologia ANC conseguem fazer a captura desses sinais e são capazes de conseguir detectar mudanças na pele e nos batimentos cardíacos que estão nos vasos do canal auditivo.
É esperado que a tecnologia funcione de forma geral, em qualquer fone com cancelamento de ruido ativo e até mesmo durante o uso do fone para escutar música.
Atualmente a inovação já entrou em teste, o Google conseguiu bons resultados com 153 pessoas que fizeram parte, o que trouxe resultados bem interessantes.
Em geral, o erro mediano foi de 3,21% para a frequência cardíaca e de 2,70% para as medições de variabilidade dela em muitos cenários.
Um dos grandes desafios é o funcionamento dessa tecnologia em ambientes mais barulhentos, que acabam afetando negativamente os resultados, mas ao que parece, esse problema já foi superado pela empresa, que traz mais eficácia para esse novo método.
O grande destaque da APG (tecnologia de audioplestismografia) é que a tecnologia permitirá o seu uso em qualquer fone de ouvido que possua cancelamento de ruido ativo sem qualquer outro requisito extra.
Outro item importante, é que mais pessoas terão a chance de ficar de olho em sua saúde, utilizando o acessório que já possui e não precisam adquirir um relógio inteligente e outros para essa tarefa.
A pesquisa do Google ainda está em estágio inicial, mas como podemos notar, a tecnologia já mostra que tem grande potencial, o que ajudará muitas pessoas conferirem a sua saúde utilizando o fone que já possui e a qualquer momento.
Fonte: Blog Research Google