Pular para o conteúdo

Recurso de resumir do gravador com Gemini Nano precisa de mais de 1GB de download

Gravador de áudio do Google no recurso de resumo com Gemini Nano IA

Para funcionar no recurso de resumir no gravador de voz, Gemini Nano precisará de mais de 1GB de download para entrar em ação.

Novidade está sendo disponibilizada atualmente apenas no Google Pixel 8 Pro em algumas regiões, algo que será expandido no futuro.

Agora os usuários estão descobrindo que precisam baixar alguns dados para que tudo funcione corretamente, se não, podem receber avisos de erro.

Função de IA precisa ser baixada para funcionar

Com a nova função de inteligência artificial disponível para alguns usuários, eles estão relatando como tudo funciona.

Gravador de áudio do Google no recurso de resumo com Gemini Nano IA sendo baixado

O primeiro passo é deixar o gravador de voz em sua última versão, que atualmente é a de número 4.2.20231031.x.

Depois de contar com a mais recente versão do aplicativo, é preciso ativar o recurso de resumir o áudio utilizando a IA.

Quando isso é feito, o aplicativo irá avisar que utiliza um grande modelo de inteligência artificial para conseguir realizar a transcrição do conteúdo, e claro, que você terá que baixar o modelo.

Ao continuar, será pedido para você baixar mais de 1GB de dados para conseguir colocar a função em uso sempre que quiser.

Gemini IA logo

Curiosamente, alguns usuários não estão vendo esse pedido de download, o que está gerando vários problemas, inclusive o não funcionamento do recurso.

Quando pedem para a IA fazer o resumo do áudio gravado, algumas pessoas recebem erros afirmando que a transcrição é muito longa ou o aviso que o resumo irá funcionar melhor em conteúdos médios.

Para alguns, a mensagem mostra que a transcrição é muito curta, para outros, a opção nem aparecer quando o áudio é muito curto.

Google IA Core depois do download do gravador de áudio do Google no recurso de resumo com Gemini Nano IA

Esses problemas ao que tudo indica, estão acontecendo pela falta dos dados que não foram baixados, mas no momento, não existem uma forma de fazer o download manualmente, então é preciso esperar uma correção.

Um download extra para o Gemini Nano funcionar no Android (utilizando o AI Core) era esperado, já que ele funciona diretamente no aparelho, sem enviar informações para servidores, mas ninguém tinha ideia da quantidade de dados que eram necessários.

O Google fala que o Gemini Nano chegará em outros aparelhos e com mais recurso no futuro, no momento, ele tem duas versões, 1.8B (Nano-1) e 3.25B (Nano-2) para telefones com baixa e alta memória respectivamente.

Fonte: Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *