Google Files começou a receber a pesquisa inteligente de arquivos, encontrando texto em documentos, em imagens e muito mais.
Para os usuários essa novidade será liberada aos poucos, então nem todo mundo pode fazer a utilização no momento.
Mas para quem já conta com a novidade disponível, pode facilmente encontrar o que procura, mesmo se não souber o nome do arquivo.
Encontre os arquivos de maneira mais rápida e inteligente
O Google Files recebeu scanner de documento recentemente, agora a sua pesquisa está sendo aprimorada.
Chamada de pesquisa inteligente, o recurso está disponível para alguns usuários, mas chegará para todos em algumas semanas.
A inovação é bem interessante, ela permite encontrar tudo o que você procura, mesmo sem saber o nome do arquivo ou item que está buscando.
De forma automática, a função em segundo plano vai analisando seus arquivos e imagens, criando um grande índice de texto encontrados em documentos e fotos.
Com tudo pronto, a pesquisa por base no conteúdo estará disponível para ser utilizada a qualquer momento.
Google dá um exemplo do seu funcionamento, quando você quer encontrar uma passagem, mas não sabe o nome do arquivo que você salvou, você pode pesquisar apenas pelo nome da empresa, assim o bilhete será mostrado nos resultados.
Como falamos, o recurso funciona em segundo plano, assim recolhendo as informações sem qualquer ação do usuário, mas esse índice é criado com base no desempenho do seu aparelho, para não afetar a performance.
Outro destaque, é que a verificação dos arquivos é privada e tudo é realizado apenas no dispositivo e nenhum dado é enviado para a nuvem ou servidores da empresa.
O novo recurso é ativado por padrão, então ao receber, ele estará pronto para ser utilizado quando for preciso, mas se quiser, pode facilmente fazer a desativação indo em “Configurações” e desativando a “Pesquisa inteligente”.
Por fim, o Google fala para manter o Files atualizado na versão mais recente e esperar alguns dias para que a nova busca com base no conteúdo seja disponibilizada para o seu aparelho.
Fonte: Support Google