Pular para o conteúdo

Caso Fortnite: Play Store é declarada monopólio ilegal

Fortnite Battle Royale

Justiça no caso de Fortnite afirma que loja Google Play Store tem monopólio ilegal, dando vitória para a Epic Games.

Isso significa que o Google estava utilizando a sua loja para que os desenvolvedores e usuários pudessem utilizar apenas o que eles queriam, além de utilizar ferramentas para atrapalhar os concorrentes.

Mesmo com o veredicto já revelado, ainda temos que esperar para saber qual será a pena e ações que a empresa dona do Android precisará fazer.

Loja Google Play Store é monopólio

Recapitulo todo o caso de forma rápida, em 2020 a Epic Games adicionou método de pagamento alternativo ao jogo Fortnite.

Fortnite Android

A resposta foi muita rápida do Google e da Apple, afirmando que isso era ilegal e contra o contrato de desenvolvedores, então o game foi removido das duas lojas.

Para piorar a situação, a Epic acusou o Google de não permitir parceria com as fabricantes, então o game não poderia vir pré-instalado nos telefones e tablets com o sistema.

Claro que a briga foi parar na justiça, inclusive dias atrás foi revelado que o Google queria pagar para ter Fortnite em sua loja e evitar que outros desenvolvedores lançassem APKs fora da loja.

Agora depois de todos esses anos, o resultado saiu, a Epic Games saiu vitoriosa, conseguindo que os jurados votassem unanimemente a favor da empresa.

Isso significa que a forma de pagamento e a própria loja Google Play Store são considerada monopólio ilegal.

Podemos afirmar que o júri decidiu que a distribuição de aplicativos no Android e o faturamento é monopólio, mas que o Google também usou sua posição de poder para fazer práticas anticompetitivas e prejudicar a Epic Games e outros desenvolvedores.

Fortnite Battle Royale

Epic Games com a vitória diz o seguinte:

“O veredicto de hoje é uma vitória para todos os desenvolvedores de aplicativos e consumidores em todo o mundo. Isso prova que as práticas da loja de aplicativos do Google são ilegais e abusam de seu monopólio para extrair taxas exorbitantes, sufocar a concorrência e reduzir a inovação.”

Já o Google, revela o que irá fazer:

“Pretendemos contestar o veredicto. O Android e o Google Play oferecem mais opções e abertura do que qualquer outra grande plataforma móvel. O teste deixou claro que competimos ferozmente com a Apple e sua App Store, bem como lojas de aplicativos em dispositivos Android e consoles de jogos. Continuaremos a defender o modelo de negócios Android e permaneceremos profundamente comprometidos com nossos usuários, parceiros e o ecossistema Android mais amplo.”

De qualquer forma, temos que esperar chegar janeiro para conferir totalmente a sentença, mas como o Google afirma que vai recorrer, esse processo ainda pode demorar para ter um desfecho.

Fonte: Theverge

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *