Pular para o conteúdo

Chrome irá desativar cookies para 1% dos usuários em janeiro

Chrome proteção de rastreamento de cookies de terceiros

O Google revelou que o seu navegador, Chrome, irá desativar os cookies de terceiros para o total de 1% dos seus usuários a partir de janeiro.

Teste irá selecionar usuários aleatoriamente, e tem a intenção de preparar a internet para a remoção desse tipo de rastreamento.

Algumas poucas pessoas serão afetadas inicialmente, mas a eliminação completa dos cookies acontecerá até o fim de 2024.

Cookies de terceiros começarão a serem desligados em janeiro

Chamado de Proteção contra rastreamento, a desativação de cookies de terceiros para o navegador Chrome começará a ser ativada em 4 de janeiro de 2024.

Chrome proteção de rastreamento de cookies de terceiros

Inicialmente apenas 1% da base de usuários do Chrome no computador, Android e dispositivos móveis serão afetados pelos testes.

Para quem não sabe, os cookies de terceiros são uma maneira de rastreamento da internet, eles são os responsáveis por manter os sites que você visitou, mostrar anúncios relevantes, mas também servem para fazer login em muitos sites.

Como ele permite facilmente o seu rastreamento e acesso a dados privados, eles estão sendo substituídos ou simplesmente abandonados, tudo para que a privacidade seja melhorada.

Se for um dos escolhidos para a desativação dos Cookies, ao entrar no Chrome você será avisado que foi selecionado para o teste.

Chrome proteção de rastreamento de cookies de terceiros

A partir daí, a Proteção de rastreamento por padrão irá restringir acesso a cookies de terceiros por padrão em todos os sites que você visitar.

O Chrome contará com a função de ativação dos cookies para os sites, algo que aparece quando você tem algum problema, como ficar atualizando uma página várias vezes, mas que pode ser ativada manualmente no ícone de olho na barra de endereço.

Google no momento já conta com algumas ferramentas para que os desenvolvedores e donos de sites se adaptar a mudança, por exemplo, para anúncios, existe uma API que ao invés de coletar dados de sites visitados, apenas cria categorias que o usuário gosta, permitindo mostrar publicidade relacionada a esse tópico.

A mudança chega aos poucos a partir de 4 de janeiro, mas a desativação de cookies de terceiros tem a intenção de trazer mais privacidade para os usuários e internet em geral.

Fonte: Blog Google

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *